Fazer Marketing de Conteúdo é produzir informação relevante para o público – sem promover explicitamente a marca –, de modo a conquistar uma posição de referência sobre determinado assunto. Tudo isso com um só propósito: criar e auxiliar leads (potenciais clientes) no processo de compra, atraindo-os, naturalmente, para o ecossistema da empresa.

Mas a pergunta é: como fazer isso? Diante do mundo de informações que é a web, a saída é criar conteúdos que eduquem, entretenham e solucionem problemas reais do possível cliente. Se você conseguir isso, seu lead vai não apenas enxergar com bons olhos a sua marca, mas também fornecerá preciosos dados sobre o seu perfil de consumo. Já imaginou?

Se você tem interesse em saber mais sobre a jornada de compra de seus clientes e já começar a utilizar o Marketing de Conteúdo, conheça agora quatro ferramentas capazes de ajudá-lo nessa tarefa.

1 – E-books

Em posts de blog, nem sempre é possível abordar todos os tópicos de um conteúdo ou fornecer muitos detalhes sobre um assunto, pois, muitas vezes, o leitor “escaneia” o texto e procura apenas as informações principais e, se for difícil achá-las, pode até pular para outro site.

Por isso, os livros digitais (e-books) são uma ótima pedida para quem deseja explicar algo mais detalhadamente – o que pode ser feito, inclusive, com o auxílio de infográficos, tabelas e pesquisas mais extensas. Geralmente, quem faz o download desse tipo de conteúdo quer saber mais informações sobre um determinado assunto, diferente do típico leitor de blog, e se sentirá profundamente grato pelo seu rico conteúdo.

Além disso, ao utilizar as famosas landing pages – ou “páginas de pouso”, onde se encontram os mini-formulários para a aquisição do e-book –, você consegue captar informações essenciais do potencial cliente (como nome, e-mail e idade) e ainda oferecer mais conteúdos, possibilitando o início de uma promissora jornada de compra.

2 - Webinars

Com essa estratégia, é possível pensar em palestras, entrevistas, minicursos, tutoriais e colaborações com convidados ilustres, cuja audiência passa a enxergar, também, a sua marca. Além disso, há ainda o aprendizado adquirido por meio das discussões sobre o assunto e o fortalecimento de networking.

Os webinars dão um toque mais pessoal ao conteúdo, já que por eles é possível ver e ouvir quem representa a empresa. É também um ótimo espaço para promover o contato direto com os leads, que podem aproveitar a ocasião para tirar dúvidas ou fazer comentários sobre a temática do evento.

Além disso, assim como nos e-books, os webinars possibilitam a criação de landing pages, o que facilita a elaboração de um banco de contatos (mailing) para a empresa e até permite a seleção do público que participará do evento virtual. De quebra, o webinar ainda serve para nutrir suas redes sociais e gerar leads ao longo do tempo – especialmente em plataformas como o YouTube.

3 - Quiz

Esse formato é ótimo para gerar engajamento, tem um alto potencial de viralidade e possibilita saber o quanto lead o conhece sobre um determinado assunto. Exemplo disso é o sucesso de quizzes do Buzzfeed. Além de práticos, rápidos e divertidos, esses conteúdos conduzem a um relacionamento pautado no entretenimento entre o lead e a marca.

Por isso, postagens como “teste seus conhecimentos sobre determinado assunto” ou “quem seria você nesse cenário?” podem gerar engajamento e, inclusive, apelar para o compartilhamento nas mídias sociais, já que as pessoas gostam de se sentir integradas e testar suas habilidades.

Além disso, o quiz mapeia as principais lacunas de conhecimento de seus leads sobre determinado assunto, o que te ajuda a saber que temas seriam mais interessantes para serem abordados nos próximos posts, e-books e webinars.

4 - Recursos e templates grátis

Essa estratégia é ótima para software houses, já que não requer a criação de recursos externos nem a contratação de profissionais de fora da empresa, basta oferecer benefícios extras e gratuitos diretos de seus aplicativos ou softwares.

Ofertar recursos gratuitos possibilita ao lead conhecer um pouco do software ou aplicativo e testar algumas de suas funcionalidades. Como o acesso é restrito a algumas funções, o lead pode se sentir instigado a fazer uma assinatura e obter todos os recursos que o serviço pode oferecer.

Já os templates – modelos prontos de planilhas, apresentações ou qualquer outra ferramenta de trabalho – podem, além de facilitar a vida, instigar o lead a baixar um software ou aplicativo que facilite ainda mais o cumprimento de suas demandas pessoais.

5 – Dica bônus

Outra ação importante capaz de otimizar a aquisição de leads, segundo empresas entrevistadas pela Revista Forbes, é trabalhar na manutenção e atualização constante do ecossistema digital.

Se o seu website, redes sociais e demais espaços virtuais não estiverem ativos, será muito mais difícil tornar sua marca conhecida na web, especialmente pela falta de tráfego on-line. Portanto, a saída você já sabe: invista em conteúdo!