Trabalhar em um local que motiva, gera inspiração e criatividade, é confortável e atenda a necessidades pessoais e profissionais é o sonho de qualquer trabalhador. Mas isso não seria “esperar demais” das empresas? Afinal, trabalho não é sinônimo de monotonia, estresse ou apenas uma forma de pagar as contas? 

Nos últimos anos, empresas de tecnologia têm mostrado ao mundo que “vida boa no trabalho” não é um mito e que essa nova filosofia visa mostrar que o ambiente pode não apenas ser, sim, agradável e inspirador, mas também um importante investimento.

Se você está se perguntando como lazer e conforto podem melhorar a produtividade dentro da sua empresa, trouxemos alguns cases de como esse tipo de cultura organizacional tem dado certo tanto para empresas de grande porte e de atuação mundial como também para startups locais e regionais. 

 

O emblemático caso Google

Não tem como pensar em “vida boa no trabalho” sem pensar na gigante de tecnologia Google e seus escorregadores, bicicletas coloridas como principal meio de transporte e restaurantes em cada corredor. 

Com uma cultura organizacional voltada à inovação e à criatividade, a empresa motiva seus funcionários a compartilhar ideias constantemente por meio de 13 elementos, listados pela revista Forbes, que são:

  • Flexibilidade de horário;
  • Liberdade criativa;
  • Ambiente divertido;
  • Capacitação para os membros;
  • Trazer seu cão para o trabalho;
  • Valor na comunicação;
  • Busca pela inovação;
  • Confiança nos funcionários;
  • Alinhamento com necessidades dos funcionários;
  • Prezar por humildade;
  • Missão clara da empresa;
  • Franqueza;
  • Felicidade dos funcionários.

Além disso, pensando em soluções para problemas diários e no bem-estar dos funcionários, a empresa criou vantagens como disponibilidade de refeições gratuitas preparadas por chefs, subsídios para carros híbridos, cápsulas para dormir (!), videogames, e pingue-pongue. Quer mais? Pois bem, a empresa também oferece planos de saúde e odontológico, além de atendimento médico local. 

O resultado de tudo isso não poderia ser outro: funcionários livres em seu ambiente de trabalho para empreender e inovar na própria empresa, vestindo a camisa da instituição e tornando-a um arcabouço de novas ideias, além de uma das maiores empresa do planeta.

 

Startups

Além do Google, diversas outras empresas de tecnologia, mesmo pequenas, investem em vantagens ou assumem culturas organizacionais que possibilitam o bem-estar de seus colaboradores. Um bom exemplo disso são as startups.

Por serem empresas pequenas, novas e, na grande maioria das vezes, extremamente criativas, podem possibilitar a seus membros uma maior liberdade e participação no processo de escalonamento do serviço ou produto. Além disso, muitas startups têm facilidade para propor vantagens simples, mas que fazem a diferença na vida de seus colaboradores.

Exemplo disso é a startup paulista Fintech Geru – criadora da primeira plataforma de empréstimo online do Brasil – que conta com uma sala de relaxamento e descontração, intitulada “Sala de Descompressão”, onde membros se reúnem para assistir a séries do Netflix entre uma demanda e outra.

A possibilidade de crescimento profissional também acontece. Na startup potiguar Evolux, por exemplo, além dos inúmeros benefícios e assistências, os colaboradores possuem acesso a uma biblioteca e diversas capacitações. Outras iniciativas são o Academy, minicursos realizados pelos membros para compartilhar conhecimento, e a “Live do CEO”, que funciona como um diálogo entre os diretores e os funcionários.

 

Home office e flexibilidade

Antes da pandemia de Covid-19, muitas empresas já operavam com o home office e a flexibilização de horário em um dia da semana ou até de forma integral. Agora, porém, essa modalidade precisou ser totalmente acelerada e, com isso, surgiu a necessidade de criação de medidas para um melhor funcionamento desse modelo de trabalho.

“No home office, precisamos criar um ritual, fazer mais reuniões, o que acaba dificultando algumas decisões ou atividades que seriam realizadas mais rapidamente no presencial. Outra questão é que você ‘sai’ do trabalho mas continua trabalhando”, comenta Sandra Aquino, gestora de RH da Evolux.

A fim de garantir benefícios aos funcionários também na modalidade home office, diversas empresas criaram mecanismos de apoio. Na Evolux, por exemplo, os funcionários recebem um kit de aniversário e possuem sessões de conversa, além de indicação de florais para aliviar as tensões decorrentes da pandemia.

Outro exemplo foi o banco Bradesco com o seu programa “Você em Foco”. A iniciativa conta com um ciclo de palestras virtuais que tratam de autoconhecimento, saúde, qualidade de vida e bem-estar, além de uma série de vídeos de meditação produzidos exclusivamente para os funcionários e parceiros de negócios.

Apesar dos entraves do trabalho remoto, o ganho extra de tempo com a diminuição das horas no trânsito, a economia com energia elétrica e com equipamentos de escritório e o fato de se poder estar mais perto da família são benefícios que podem fazer com que os funcionários se sintam mais à vontade nesse formato de trabalho.

“O home office possibilita que possamos nos adaptar melhor ao trabalho e com isso realocar os horários. Se você está com um filho doente ou mesmo com uma obra em casa, dá para lidar com tudo isso”, afirma Paula Medeiros, também gestora de RH da Evolux.

 

Rankings e Selo GWTP

A fim de divulgar os melhores locais para se trabalhar, algumas plataformas de oferta de emprego filtram hoje as avaliações de funcionários e classificam, de acordo com as respostas, as empresas em rankings.

Atualmente, as plataformas Indeed e Glassdoor são as mais conhecidas por fazer essa classificação e, em 2020, o último ranking da Glassdoor apontou, na 14ª colocação, dentre diversas empresas de grande escala ao redor do mundo, a CI&T, multinacional brasileira de soluções digitais.

Outro tipo de reconhecimento são as premiações, sendo uma das mais cotadas o Selo Great Place to Work (GPTW) ou, em português, “Ótimo Lugar para Trabalhar”. Dentre as empresas que já receberam a certificação estão o Itaú Unibanco, Magazine Luiza e as empresas Activesoft, ESIG Sotfware e Evolux, ambas vinculadas ao Parque Tecnológico Metrópole Digital.

O site da empresa de consultoria GPTW também realiza diversos ranking anuais divididos entre as categorias Nacional, Destaque, Temático, Setorial ou Regional.

Leia também: 3 pontos de atenção para quem exerce trabalho remoto.