Aula Zero

Startup lança plataforma educacional adaptativa baseada em inteligência artificial

Detentora de uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) voltada para estudantes do Ensino Médio e ENEM, a Aula Zero é uma startup vinculada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) especializada em tecnologia educacional para ensino e aprendizagem.

Com um sistema de mesmo nome da empresa, a Aula Zero é capaz de identificar dificuldades e traçar o perfil de aprendizagem de cada usuário. Para isso, a tecnologia faz uso de resolução de problemas para compreender o nível de conhecimento do estudante. Tudo isso em um ambiente gamificado e interativo.

Para promover um acompanhamento preciso do rendimento dos estudantes, a plataforma também é acessada pelas escolas, cujos professores podem, por meio das informações coletadas no sistema, identificar o nível de entendimento de seus alunos acerca dos assuntos abordados em sala de aula.

Assim, a proposta da empresa é promover uma verdadeira mudança na dinâmica de ensino-aprendizagem, por meio da qual a escola encontra formas diferentes para trabalhar as necessidades dos estudantes que não se adaptam ao ensino tradicional.

Reconhecimentos

Criada em 2020, a startup Aula Zero acumula uma série de reconhecimentos. No mesmo ano de sua criação, a empresa foi aprovada na etapa final do Red Bull Basement, ocupando um dos cinco primeiros lugares globais dentre mais de quatro mil projetos.

Além desse, a empresa também recebeu aporte do Conecta Startup Brasil e foi aprovada na aceleração do Inovativa Brasil, IdeaZ, Startup Nordeste e Centelha RN. 

A ideia de se criar a Aula Zero surgiu a partir das vivências de seus fundadores enquanto alunos e também professores. Entre os anos de 2015 e 2016, na cidade de Wuhan, na China, os fundadores começaram o desenvolvimento de um aplicativo que os ajudasse a aprender mandarim.

“Enquanto um dos amigos dava aula para crianças, outro era obrigado a passar numa prova de proficiência em Mandarim. O outro já estava fluente em Mandarim e outro descobriu que o seu caminho para aprendizagem não estava na sala de aula, mas na rua. Foi ali que juntos começamos a discutir educação”, comenta Auana Fernandes, CCO e co-fundadora da Aula Zero.

Essa perspectiva de aprendizagem diversa fez com que os desenvolvedores refletissem sobre como um único meio de ensino não é o suficiente para englobar os diversos perfis de estudantes. Esse foi o pontapé inicial para o surgimento da Aula Zero.

Mais informações estão disponíveis no site oficial da empresa.