Empresas

todas (28)

MindForest

pré-incubada

Startup cria aplicativo para facilitar rastreio de doenças e transtornos mentais Em 2021, a depressão afetou cerca de 31 milhões de brasileiros, resultando no custo de U$ 78 bilhões de dólares para o Brasil em virtude da redução de produtividade no mercado de trabalho. Com o intuito de facilitar o rastreio de doenças e transtornos mentais em empresas, universidades e demais ambientes, estudantes dos cursos de Medicina, Engenharia Biomédica e Tecnologia da Informação (TI) resolveram criar a Startup MindForest, operando por meio de um aplicativo mobile. A ideia surgiu durante o semestre letivo de 2022.1, na disciplina “Projeto de Inovação Tecnológica/Inovação em Saúde”, do Instituto Metrópole Digital e o Departamento de Cirurgia da UFRN/HOUL, com o objetivo de reduzir o crescente impacto de transtornos mentais no Brasil e no mundo. O monitoramento realizado pelo aplicativo é feito por meio de questionários, que já são utilizados por psiquiatras e psicólogos em clínicas. A ideia é adaptar esses recursos para o ambiente virtual, com apresentação lúdica e engajável. O time da MindForest é formado por Leonardo Alves, estudante de Medicina; Lucas Agilla, estudante de Engenharia Biomédica; Felipe Rodrigues, bacharel em Tecnologia da Informação e que já tem experiência em desenvolvimento de aplicativos; Gabriela Alves, engenheira Biomédica; e Edilson Pinto, professor da disciplina Inovação em Saúde e orientador da equipe. Atualmente, a empresa encontra-se no processo de pré-incubação da incubadora do Metrópole Parque e está avaliando sua solução antes de lançá-la efetivamente no mercado.

Mix Internet

Turbinou: tecnologia e marketing para empresas de passeios, atrativos turísticos e atividades de lazer Especializada no desenvolvimento de soluções para empresas do setor turístico, a empresa Mix Internet idealizou a iniciativa Turbinou com o intuito de proporcionar tecnologia e marketing para empresas de receptivo e passeios turísticos. O Turbinou consiste em uma plataforma totalmente customizável e de acesso web capaz de ampliar e fortalecer canais de venda e de divulgação de empresas de passeios turísticos não apenas de Natal (RN), mas de qualquer município ou estado do Brasil. A solução oferece opções para potencializar vendas, melhorar os controles dos parceiros envolvidos na cadeia de venda e divulgação e gerar aumento do ticket por cliente com a oferta de produtos secundários. Além disso, a plataforma agiliza e assegura processos de reservas, fortalece a cadeia de parceiros e oferece maior qualidade no atendimento ao cliente final. Saiba mais sobre a plataforma: Site: www.turbinou.com | Instagram: @turbinouoficial | e-mail: oi@turbinou.com Mix Internet Agência de marketing digital com 12 anos de mercado, a Mix Internet atua nos meios publicitário e tecnológico e nasceu com o principal objetivo de desenvolver projetos web que surpreendam pela criatividade e que atendam as necessidades de seus clientes. A empresa prima pela inovação tecnológica, qualidade sempre inclusa em seu planejamento estratégico, e oferece ao cliente sempre a melhor solução para o seu negócio. Saiba mais sobre a Mix Internet: Site: www.mixinternet.com.br | Instagram: @mixinternet | e-mail: contato@mixinternet.com.br

NUT

incubada

Startup cria tecnologia para monitoramento remoto de pacientes em UTI Para auxiliar a assistência médica em hospitais de todo o Brasil, a NUT - empresa vinculada à Inova Metrópole, incubadora do Parque Tecnológico Metrópole Digital – criou a Plataforma de Assistência Remota (PAR), ferramenta capaz de acompanhar e entregar ao usuário todos os sinais vitais de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s). Validada e utilizada pelo Centro Avançado de Oncologia do Hospital Liga Norte Riograndense Contra Câncer (LIGA), a PAR, entre outras funcionalidades, garante à equipe médica o acompanhamento à distância e em tempo real do paciente, reunindo, em uma plataforma online, todos os sinais vitais (como temperatura e respiração), monitorados pelos monitores multiparamétricos – equipamentos posicionados ao lado dos leitos de UTI’s. Além disso, a ferramenta permite a configuração dos limites de segurança e o telediagnóstico. “Seguindo os protocolos médicos aplicados às UTI’s, uma equipe assistencial deve registrar os dados do enfermo a cada duas horas. Esse registro é feito manualmente pelo técnico de enfermagem e os dados muitas vezes se perdem por não terem sido tratados ou arquivados de maneira eficiente”, comenta Dalila Monteiro, COO da startup. Diante dessa realidade, a PAR oferece segurança extra à equipe de saúde, já que todas essas informações podem ser acessadas de maneira online, em tempo real e em diferentes formatos, como gráficos, planilhas ou relatórios. Tudo isso com interface simples e de fácil compreensão. A tecnologia, segundo Dalila Monteiro, está pronta para ser usada em qualquer UTI, além de enfermarias equipadas como monitores multiparamétricos. Além do sistema online, acessível por todos os navegadores de internet e dispositivos web, a NUT também desenvolveu um aplicativo para smartphone - que permite que os alertas de segurança sejam notificados, trazendo praticidade e agilidade ao corpo clínico. Predição A empresa também trabalha na implementação do módulo de inteligência, com mecanismos de predição, que, fazendo uso de Inteligência Artificial, poderá prever possíveis complicações de saúde dos pacientes e do seu tempo de internação. “Atualmente, mesmo com o monitoramento constante das UTIs, os hospitais não contam com uma coleta de dados inteligente, de modo que não é possível trabalhar com alertas preditivos do quadro clínico do enfermo. Isso acaba impactando na estrutura financeira da organização e na qualidade do serviço prestado ao paciente”, comenta ainda Dalila Monteiro.

PetLog

pré-incubada

Startup potiguar lança rede social para amantes de cães Com o objetivo de criar uma comunidade exclusiva para tutores de cães, a PetLog – empresa vinculada à incubadora do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) – desenvolveu o primeiro aplicativo brasileiro a conectar, por geolocalização, os apaixonados por cachorros. Em formato de rede social, a plataforma, que recebe o mesmo nome da empresa, permite que os usuários sejam noticiados sobre eventos para pets e marquem encontros presenciais com outros tutores. Além disso, a mídia social também permite o registro e o compartilhamento de momentos dos usuários com seus animais de estimação. “Queremos criar uma comunidade pet onde as pessoas possam conhecer e interagir com outros tutores de cães, marcar e participar de encontros pets, registrar e compartilhar corridas com o animal, entre outras ações”, comenta o CEO da empresa, Pedro Vasconcelos. Para isso, o aplicativo pede acesso à localização do usuário para que seja possível conectá-lo a outros tutores, considerando, por exemplo, a raça de seu cão e os eventos pets que por ventura estejam acontecendo próximo a ele. “A ideia é que o usuário sempre saiba o que está acontecendo na região em que mora e que ele se torne mais participativo dentro da comunidade pet”, explica Pedro Vasconcelos. De acordo com o CEO, o público-alvo da PetLog são os apaixonados por pets, especialmente cachorros. Esse fato aumenta consideravelmente o seu nicho de mercado, visto que, no Brasil, o número de criadores de cães chega a 52.2 milhões, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). PetLog A ideia para a criação do aplicativo PetLog surgiu em 2020, durante uma maratona de programação da qual participaram os atuais integrantes da empresa. No início de 2022, a startup entrou para o programa de pré-incubação da incubadora do Metrópole Parque, dando início ao desenvolvimento da plataforma. “Eu sempre fui muito apaixonado por cachorros, atualmente sou tutor de dois, e sempre quis trabalhar com esse tema. Durante uma maratona tecnológica, sugeri ao time que desenvolvêssemos uma rede social para cães porque, como entusiasta, eu sentia falta disso. Assim, desenvolvemos a primeira versão do aplicativo, atingimos muitos usuários e notamos que existia uma oportunidade de negócio”, explica Pedro Vasconcelos. Atualmente, o aplicativo está em fase de acabamento de sua segunda versão e, em maio de 2022, será disponibilizado nas lojas de aplicativos para Android e iOS. No futuro, a empresa pretende ampliar o atendimento da plataforma para tutores de gatos e outros pets. Mais informações podem ser acessadas no site.

Planejativo

incubada

Com tecnologia, Startup revoluciona forma de estudar para o ENEM Preparar-se para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, diante de todos os desafios inerentes a uma rotina de estudos, a startup Planejativo – vinculada à incubadora Inova Metrópole, do Parque Tecnológico Metrópole Digital – tem revolucionado a forma de se adquirir conhecimentos e, consequentemente, conquistar a aprovação. Fundado em 2019, o Planejativo criou uma plataforma de mesmo nome capaz de auxiliar o gerenciamento dos estudos para o ENEM de maneira completa: desde o cronograma até a análise de desempenho do usuário. “A ferramenta utiliza metodologias inovadoras de aprendizagem, ciclos de estudos e revisões programadas para criar um plano personalizado e dinâmico, totalmente adaptável à rotina dos estudantes”, conta Tainara Celi, CEO da startup. Tudo isso é feito com o auxílio de inteligência artificial, que reformula automaticamente o cronograma caso o aluno não cumpra as metas diárias. Além disso, o Planejativo ainda sugere as melhores técnicas de aprendizado e o tempo estimado para cada atividade. A plataforma conta com mais de 37 mil questões integradas, além de um módulo de desempenho onde o estudante pode acompanhar a evolução e o rendimento alcançado nas questões e simulados. Mercado A ideia de se criar o Planejativo surgiu a partir de uma necessidade encontrada no mercado. Tainara Celi conta que, no período em que se preparava para concursos, ela e o sócio Heric Santos não encontravam ferramentas que possibilitassem o planejamento e a organização do estudo de forma adaptativa. A solução para o problema foi a criação de uma plataforma diferenciada, que hoje já conta com mais de 43 mil usuários cadastrados em planos pagos e gratuitos. “Temos planos de produzir diversos tipos de conteúdos educativos, de modo a gerar autoridade e, consequentemente, divulgar nosso negócio. Além disso, pretendemos criar um aplicativo mobile, visto que muitos usuários acessam a ferramenta pelo celular”, comenta Tainara Celi. Mais informações estão disponíveis no site oficial da empresa.