O Ecossistema de Inovação da Grande Natal, do qual faz parte o Parque Tecnológico Metrópole Digital, foi escolhido como um dos três finalistas do Prêmio Nacional de Inovação, concurso realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae.

O prêmio é considerado como o maior do país voltado para o reconhecimento de iniciativas inovadoras e o Rio Grande do Norte também foi contemplado com a indicação da empresa Brasil Química de Mineração Industrial (BQMIL), que concorre como uma das finalistas na categoria Média Empresa.

Entidades parceiras

Além do Parque Metrópole e da própria UFRN, o Ecossistema de Inovação da Grande Natal é formado pela FIERN, SEBRAE, Sempla, IFRN, Fapern, Apec, Seahub Coworking, Repin e as empresas Água Mineral Cristalina e BQMIL. Para participar do Prêmio Nacional de Inovação, essas entidades se articularam por meio do Comitê de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC).

Os vencedores da premiação serão anunciados oficialmente em uma cerimônia que acontecerá em São Paulo, no próximo dia 8 de março, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da CNI no Youtube. Na ocasião, o Ecossistema de Inovação da Grande Natal será representado pelo diretor do Parque Metrópole, Rodrigo Romão, que também coordenou a candidatura local como representante da UFRN.

Na atual edição do Prêmio – que é realizado a cada dois anos – houve 2.172 inscrições de empresas, instituições e iniciativas. Dessas, 978 foram consideradas válidas e passaram por avaliações do concurso. A categoria Ecossistemas de Inovação reconhece e premia candidatos de três níveis de maturidade: em estágio inicial, em desenvolvimento e em estágio consolidado. O ecossistema local encontra-se na segunda categoria.

Avaliação

“Passar pelo sistema de avaliação do Prêmio trouxe um importante aprendizado sobre a necessidade de estabelecer e acompanhar métricas de sucesso do ecossistema”, destaca Rodrigo Romão.

Ele conta que o Prêmio Nacional de Inovação realiza sua avaliação a partir de seis fatores principais: Ambientes de Inovação; Programas e Ações; Formação de Talentos; Políticas Públicas; Capital; e Governança. “E podemos afirmar que nosso ecossistema está entre os três melhores do país na sua categoria”, comemora o diretor do Parque Metrópole.