Com objetivo de criar um espaço para que estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação (TI) conheçam o mercado de tecnologia do Rio Grande do Norte, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), lançará, no dia 15 de junho, o podcast Conexão Metrópole.

A ideia do projeto é conectar os alunos às experiências e tecnologias desenvolvidas por profissionais que atuam na área, bem como empresas e startups ligadas ao Parque Tecnológico que contribuem para o desenvolvimento de um ecossistema de empreendedorismo inovador no estado.

A previsão é que, nesta temporada, o podcast tenha 12 episódios, publicados semanalmente nas principais plataformas do streaming – Spotify, Deezer, Google Podcast, entre outras. Será possível acessar os episódios disponíveis em todas as plataformas pelo link.

"Nossa expectativa é se tornar uma companhia para o nosso ouvinte. Esteja ele em casa ou na rua, queremos trazer discussões sobre os desafios que o empreendedorismo enfrenta, o que está acontecendo dentro da área tecnológica e falar sobre os projetos do Instituto que podem ser interessantes para ele”, comenta uma das idealizadoras do projeto e professora do IMD, Iris Pimenta.

O projeto foi inspirado em uma ação realizada pela professora desde 2016, durante a qual são convidados profissionais da área de TI para sala de aula a fim de mostrar aos alunos a vivência e os desafios do mundo empresarial.

Conexão Metrópole

No ano passado, o Metrópole Parque promoveu o Conexão Metrópole em formato de lives do Youtube e contou com a produção de seis episódios. O intuito dos vídeos foi possibilitar o contato direto entre os discentes e as instituições inseridas no mercado potiguar de tecnologia.

Devido à repercussão no ano passado e ao desejo dos idealizadores do projeto, a professora Iris Pimenta e o diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão, decidiram reformular o Conexão Metrópole para o formato de áudio, de modo a torná-lo mais acessível.

Segundo Iris Pimenta, a realização do projeto só está sendo possível neste ano por causa da iniciativa de um de seus alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Lucas Lucena, o qual se voluntariou para produzir o podcast.

“A ideia de transformar o Conexão Metrópole em um podcast veio logo após o início deste semestre. Eu assisti algumas das lives no YouTube, e, como produtor de conteúdo, percebi que o projeto funcionaria muito bem no formato de áudio. Me voluntariei por acreditar na riqueza da iniciativa e espero que ela influencie mais pessoas a empreender, inovar e elucidar dúvidas e curiosidades sobre os temas abordados”, conta Lucena.