Em parceria com o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), uma ação da Prefeitura do Natal foi premiada em 1º lugar no Desafio de Inovação do Projeto G52: Rede de Cidades-Polo do Nordeste. A proposta prevê, em consonância com iniciativas globais de desenvolvimento sustentável, a criação de alamedas verdes nas ruas de Natal, como forma mitigar impactos causados pelo aquecimento urbano.

O Desafio faz parte de uma iniciativa da Sudene, ONU-Habitat Brasil e Programas das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos e para Desenvolvimento (PNUD) que visa impulsionar a capacidade de gestão de cidades e torná-las indutoras de um desenvolvimento regional.

Ao todo, foram 52 municípios a participar do programa e os três que alcançaram as maiores notas foi o de Natal – intitulado Cidade para Pessoas: Arborização nas Ações pelo Clima – e os de Fortaleza (2º lugar) e São Luís (3º).

Segundo Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, o resultado da premiação sinaliza o surgimento de oportunidades para empresas ou novas startups credenciadas desenvolverem novas soluções de cunho sustentável.

“Por se tratar de uma iniciativa com um viés bastante em voga hoje em dia, como as pautas de caráter Ambiental, Social e de Governança (ASG), penso que é o momento de estarmos atentos às possibilidades”, considera Romão.

A participação do Metrópole Parque no desenvolvimento do projeto se deu por meio da revisão da proposta e pelo reforço institucional promovido pelo ecossistema de TI.

“Fizemos algumas contribuições técnicas na redação do documento, tudo com o intuito de trazer ao projeto a possibilidade da solução ambiental estar aberta à atuação de startups”, conta Rodrigo Romão.

1º lugar

A avaliação feita durante o Desafio aconteceu segundo uma série de critérios objetivos, como grau de inovação, participação da sociedade e impactos potenciais. A iniciativa proposta por Natal alcançou o 1º lugar especialmente por ter se destacado em nos fatores de replicabilidade e possibilidade de implementação, nos quais atingiu nota máxima.

Com a premiação, a capital potiguar agora alcança um status de laboratório para os planos de desenvolvimento conduzidos por dispositivos internacionais – como a Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e a Nova Agenda Urbana, aderida pela Conferência das Nações Unidas.

A Prefeitura também aponta a possibilidade da capital contar com uma maior capacidade institucional, garantida por meio de parcerias e projetos de desenvolvimento regional e territorial conduzidos em rede. Ações nas áreas de Governo Digital e Cidades Inteligentes também estão no radar do órgão.

Para comemorar a premiação e expor as principais ideias que ajudaram na criação da proposta, os criadores do Cidade para Pessoas participarão, neste mês, de um evento público em Recife (PE). Na ocasião, os participantes apresentarão o trabalho e receberão um certificado de reconhecimento.