Atuar como loja virtual e rede social ao mesmo tempo, a fim de conectar fotógrafos e amantes do surfe. Essa é a missão do Surfmappers, uma startup desenvolvida com o objetivo de colaborar na integração entre amadores e profissionais da fotografia e os praticantes e admiradores do surfe, funcionando como um marketplace para todo esse público.
O Surfmappers é um site gratuito no qual fotógrafos de qualquer lugar do mundo podem expor suas fotos e comercializá-las, com toda a segurança de venda e direitos às imagens. Em contrapartida, surfistas podem encontrar suas fotos e adquiri-las.
Para usar dos benefícios da plataforma basta realizar um cadastro, seja você fotógrafo ou surfista. Feito isso, o fotógrafo poderá administrar seu próprio portfólio dentro da plataforma, que funciona como um perfil, e criar sua rede de seguidores, tendo suas fotos em alta resolução e com garantia de proteção.
Em correspondência, o surfista cadastrado pode pesquisar por fotos, realizando uma busca capaz de localizar a imagem desejada, usando para isso filtros como data, horário e local.
Atualmente a plataforma conta com mais de 1 milhão de fotos, oriundas de 17 países. Além disso, mais de 50 mil surfistas (espalhados em diferentes partes do globo) já se cadastraram e permanecem ativos. Os usuários podem marcar uns aos outras em fotos, agendar sessões de fotografias e seguir tanto surfistas como fotógrafos, de modo a saber das novidades do trabalho deles, como numa rede social.
A ideia de desenvolver o serviço surgiu da dificuldade que os fotógrafos de surfe tinham em vender suas fotos para os praticantes do esporte, e, da mesma forma, a dificuldade que os surfistas tinham de encontrar bons fotógrafos.
A startup participa desde 2016 dos programas da Inova Metrópole, incubadora de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital, e atualmente encontra-se inserida em seu programa de incubação.
A equipe da Surfmappers é composta pelos graduados em Tecnologia da Informação (TI) Yuri Alessandro, Lucas Limeira, Elton Viana e Yves Cabral, pela jornalista Andrezza Pessoa, a design Ana Helena Peres e Victor Fernandes, mestre em Engenharia da Computação e CEO da empresa.
Saiba mais sobre o trabalho da Surfmappers neste LINK.