Lidiane Borges

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), em parceria com a Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da Federação das Indústrias do Estado Rio Grande do Norte (FIERN), realizou hoje (18) a aula inaugural do “Projeto Empreendedorando”, que irá levar educação empreendedora para estudantes do ensino médio da rede pública estadual. 

O evento contou com a participação dos 30 alunos selecionados da Escola Estadual Professor Luiz Antônio, o diretor da FIERN e presidente da COINCITEC, Djalma Barbosa, o diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), Rodrigo Romão, a diretora adjunta do Metrópole Parque, Iris Pimenta, a secretária executiva da COINCITEC, Susie Macedo, e a coordenadora pedagógica do ensino médio da Escola Luiz Antônio, Baraklein Souza.     

A abertura foi realizada pelo presidente da COINCITEC, Djalma Barbosa, que em seu discurso de boas-vindas destacou a importância do pensamento empreendedor e da tecnologia nas atividades cotidianas. “A tecnologia veio para mudar nossas vidas, por isso queremos que vocês se tornem futuros talentos nessa área e sejam referência para outros estudantes”, comentou.     

O diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão, apresentou em seguida o funcionamento do IMD, as oportunidades que existem dentro do Instituto, os objetivos do “Projeto Empreendedorando”, a metodologia que será utilizada e o cronograma de aulas. Além disso, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer a incubadora do Metrópole Parque e o Data Center da instituição.

Metodologia

O objetivo do “Projeto Empreendedorando” é capacitar os estudantes através de aulas teóricas e práticas com a equipe do Metrópole Parque na Escola Estadual Professor Luiz Antônio, além de realizar momentos de imersão em tecnologias digitais com a equipe do SENAC-RN na Sala Microsoft. O curso, que é um projeto de extensão da UFRN, terá duração de dois meses e contará com certificado de 20h de carga horária.        


Durante as aulas, os alunos terão momentos para aprender sobre criatividade, design thinking, pensamento visual, realidade virtual e aumentada, modelo e ambiente de negócios. No final do projeto, eles irão apresentar uma ideia de produto ou serviço, desenvolvida com base nos conhecimentos adquiridos ao longo dos encontros.   

O projeto é uma iniciativa do Grupo de Trabalho 2 (GT2) da COINCITEC – “Educação e Formação: Empreendedorismo & Talentos” – liderado pelo diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão. A escolha da escola para receber o projeto piloto se deu pelo fato da unidade estar dentro da área do parque tecnológico.         

“Ficamos muito felizes com o contato de Rodrigo Romão após sua participação na última edição do nosso evento ‘Seja a escola´. Decidimos participar do Empreendedorando porque acreditamos que iniciativas inovadoras podem transformar a vida dos nossos alunos, que aderiram rapidamente ao projeto quando o apresentamos em sala de aula”, relembra a coordenadora pedagógica da escola.  

COINCITEC

Criada no final de 2020, a COINCITEC visa dar suporte   técnico  e  estratégico  para a presidência da FIERN e demais órgãos do estado na busca por projetos e soluções para os  lacunas existentes nas temáticas de inovação, ciência e tecnologia.      


O GT2 representa o eixo “Educação Empreendedora” dentro das principais temáticas abordadas na Comissão de Inovação da FIERN e, no momento, tem como objetivo levar conhecimento sobre empreendedorismo para alunos de escolas públicas do estado e capacitá-los em educação empreendedora.

Segundo Djalma Barbosa, o intuito para criação da primeira turma do “Projeto Empreendedorando” é utilizá-la como uma fase piloto para que a iniciativa possa ser aperfeiçoada para ser apresentada como uma proposta para o Governo do Estado, podendo se tornar assim um projeto estadual.