Para comemorar seus cinco anos de história de empreendedorismo e estímulo à inovação, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) realizará, no dia 31 de agosto, um evento de aniversário. O encontro representa o encerramento de um ciclo marcado por conquistas e crescimento e o início de uma nova trajetória para o maior polo de empreendedorismo tecnológico do RN.

Aberto a toda a comunidade, o evento terá início às 19h e acontecerá no auditório B205 da sede do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Para o diretor do Parque Tecnológico, Rodrigo Romão, a comemoração do aniversário ressalta, sobretudo, o protagonismo do Metrópole no ecossistema de Natal.

“Seja liderando ações, seja como convidado, nosso Parque tem um protagonismo junto a iniciativas que envolvem ciência, tecnologia e inovação. Em uma janela de cinco anos, tivemos um grande crescimento, maior do que muitos outros parques do Brasil, conforme atesta estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações”, considera Romão.

Para promover interação e atualizar os participantes acerca das novas ações do Metrópole, a programação do aniversário contará com palestras, divulgação de novidades e espaço para networking.

Além disso, a programação ainda prevê a apresentação da nova marca do Metrópole Parque, fruto de uma visão inovadora e de um novo planejamento estratégico, cujo documento foi publicado no último mês.

O aniversário também marcará a “graduação” (encerramento do processo de incubação) de duas startups vinculadas ao Metrópole: a Inovall e a Mix Internet. Ambas completam, neste semestre, o ciclo de maturação promovido pelo IMD e agora avançam para uma nova fase de seus negócios.

Para participar do evento, o interessado deverá preencher formulário de inscrição, disponível nesta página. O aniversário do Parque recebe patrocínio da Poti Ventures e apoio do Sebrae e do Sebraelab.

Parceria internacional

Durante o evento, será realizada a palestra “O que Esperar do 5G no Brasil?”, ministrada pelo professor do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN), Augusto Neto. A apresentação acontecerá em virtude da mais recente parceria internacional do Metrópole Parque, o qual, junto à gigante tecnológica Lenovo, conceberá a criação de um centro de pesquisa em conexão 5G, o quarto da Lenovo no mundo.

A iniciativa resultou em um investimento pela multinacional de R$ 60 milhões, a serem empregados na construção de uma estrutura física com cerca de 1,8 mil m². O centro será localizado vizinho à sede do Parque e servirá para a condução de uma série de pesquisas científicas sobre a otimização do uso das redes 5G.

Além dessa, outra conquista do polo de TI, e que também é motivo de comemoração durante o aniversário de 5 anos, é a recente aprovação do Metrópole Parque em edital de fomento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A iniciativa garantirá ao ecossistema do IMD o recebimento de aporte financeiro de R$ 13,5 milhões.

“Com o apoio financeiro da Finep, vamos conseguir acabar com nossos maiores desafios, como a falta de pessoal e de infraestrutura, permitindo a escalabilidade dos nossos serviços. Assim, vamos conseguir fidelizar nossa base atual de empresas credenciadas, atrair novos parceiros e criar condições mais atrativas para abrigar grandes empresas de tecnologia, como no caso da nossa parceria com a Lenovo”, exemplifica Rodrigo Romão.

Conquistas e destaques

O diretor ainda chama atenção para uma série de outras conquistas e destaques alcançados pelo Metrópole Parque nos últimos cinco anos. Exemplos disso são as participações do polo junto a órgãos e conselhos importantes para o desenvolvimento do ecossistema local de inovação e empreendedorismo, bem como ações institucionais feitas em parceria com diferentes organizações.

Quanto a isso, o diretor lembra da implementação, junto ao Sebrae RN, da metodologia do ecossistema local de inovação, bem como da criação da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC), em parceria com a FIERN.

Tais parcerias também renderam ao Metrópole destaque nacional este ano, visto que o Ecossistema de Inovação da Grande Natal – do qual o Parque faz parte – foi escolhido como um dos três finalistas no Prêmio Nacional de Inovação, concurso realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Outras ações que marcaram os útlimos cinco anos do Metrópole Parque foram a redação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o próprio crescimento do polo em número de empresas credenciadas e de empregos gerados.

Recentemente, o Parque também passou por uma estruturação regimental, unificando-se com sua incubadora de empresas e aumentando sua força de trabalho.

Atualmente, o Metrópole Parque conta com mais de 85 empresas credenciadas, as quais são responsáveis por um faturamento de R$ 200 milhões e pela geração de mais de 2 mil empregos diretos, segundo levantamento realizado pela entidade no primeiro trimestre deste ano.