O Espaço Ideação, novo ambiente da incubadora de empresas do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), será inaugurado nesta sexta-feira (21), às 13h, no prédio do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). 

Voltado para startups vinculadas ao Parque ou mais especificamente à sua incubadora, o Espaço Ideação terá, como um de seus objetivos, a promoção da interação entre essas empresas. O ambiente será usado para a realização de reuniões e capacitações, voltando-se para o incentivo e o desenvolvimento de ideias, negócios e parcerias.

A gerente operacional da incubadora do Parque, Raquel Maciel, conta que o novo ambiente tem, como um de seus diferenciais, uma estrutura planejada para a realização de trabalhos em equipe. “Em projetos de inovação, que envolvem criatividade, o processo integrado e compartilhado faz toda a diferença”, explica ela.

Maciel também detalha que o espaço tem maior disponibilidade para o agendamento das empresas, frente a outros ambientes do IMD, e possui a vantagem de sua sala ser reconfigurável de maneira fácil e prática.

A ideia de criar o novo ambiente surgiu no decurso do processo de certificação da incubadora como um Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). “Percebemos que para essa certificação era importante que a incubadora tivesse um espaço com essas características e voltado para a criação de novas ideias, novos negócios e a promoção de networking”, diz a  gerente.

O Cerne é um reconhecimento concedido a incubadoras de empresas através de uma parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Sebrae.