Após meses de preparação e emprenho, cinco projetos vinculados à incubadora de empresas do Metrópole Parque foram selecionados na fase final do programa Centelha 2 – iniciativa apoiada pelo Sebrae RN e que auxilia financeiramente empresas e ideias de Tecnologia da Informação (TI).

Nessa edição, as empresas contempladas foram Hubbi, MindForest, YCodify, Aula Zero e Atenas Jobs, todas participantes do programa de incubação e sediadas no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). Empresas e ações vinculadas à incubadora do Metrópole Parque são selecionadas pelo Centelha desde a primeira edição do programa, ocorrida em 2020.

No edital de fomento deste ano, a iniciativa proporciona para os vencedores cerca de R$ 50 mil em subvenção econômica, além de capacitações, acesso a incubadoras e a potenciais investidores, ampliação de networking, divulgação de serviços e outros benefícios.

Segundo a professora Iris Pimenta, diretora adjunta do Metrópole Parque e coordenadora da incubadora, o feito representa uma oportunidade das empresas incubadas alavancarem o seu desenvolvimento.

“A seleção de cinco dos nossos projetos incubados é algo bastante significativo, principalmente do ponto de vista das startups, que hoje já recebem incentivo econômico da incubadora e agora passarão a receber inventivo financeiro, proporcionado pelo Centelha. Desejamos muito sucesso a todos e que esses negócios continuem crescendo”, comenta Iris Pimenta.

Segurança financeira

O resultado também representa uma maior segurança financeira aos negócios contemplados. “É um grande incentivo, importantíssimo para superarmos os riscos tecnológicos, que são inerentes aos negócios inovadores”, comenta Igor Mesquita, CEO da HUBBI.

A startup selecionada é detentora de uma plataforma digital de comércio de peças automotivas e, até o momento, já foi selecionada em quatro programas de subvenção, dentre eles o Startup Nordeste e o Tecnova II.

Outro exemplo de negócio com recorrência na seleção em editais de fomento é a YCodify – startup especializada em computação em nuvem para desenvolvedores de sistemas. Neste ano, a empresa participou do programa Catalisa RN, iniciativa da qual recebeu incentivos de R$ 150 mil.

Centelha

Iniciativa do Ministério Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Centelha já submeteu, desde sua primeira edição, mais de 15,4 mil propostas, capacitou mais de 38 mil empreendedores e apoiou mais de 490 startups em todo o Brasil.

No Rio Grande do Norte, a iniciativa deste ano selecionou, ao todo, 36 projetos – oriundos tanto de empresas como de pessoas físicas. As propostas submetidas abordaram diferentes temáticas, como tecnologia social, geoengenharia, biotecnologia e genética, automação, Internet das Coisas (IoT), entre outras.

Uma vez contempladas pelo edital, as iniciativas passam por duas etapas, as quais, juntas, somam oito meses de duração. A primeira delas consiste na abertura de empresas e contratação e tem duração de dois meses. Em seguida, esses mesmos negócios seguem por um acompanhamento de seis meses, nos quais recebem recursos financeiros, capacitações, descontos e créditos junto a instituições parceiras, entre outros benefícios.

Mais informações podem ser conferidas no site.