O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) recebeu, na tarde de ontem, 2, visita de representantes do Grupo Neoenergia – uma das maiores empresas de distribuição de energia elétrica do país – e apresentou uma série de projetos e parcerias desenvolvidas no âmbito de ensino, empreendedorismo e inovação em TI.

Vindos da sede do Rio de Janeiro, os visitantes fazem parte do time de inovação da Neoenergia e foram recebidos pelo gerente de parcerias do Metrópole Parque, Marcelo Pelicano, pela docente do IMD Anna Giselle Câmara e pelos diretores de TI e de projetos do Instituto, Itamir Barroca Filho e Jair Cavalcanti Leite, respectivamente.

Na ocasião, os visitantes foram apresentados ao ecossistema do Metrópole Digital, bem como a projetos, iniciativas de inovação e parcerias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Além disso, os colaboradores do Instituto falaram sobre o funcionamento do programa de residência em TI e comentaram sobre a instituição do IMD como nova unidade da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) em Natal.

Marcelo Pelicano conta que o encontro serviu para buscar novas possibilidades entre o Instituto e a Neoenergia, reforçando parcerias já estabelecidas nos anos passados.

“Praticamente todo o ecossistema do IMD possui ferramentas voltadas para a indústria de energia elétrica, o que contribuiu para o surgimento de possíveis projetos entre nós”, conta o gerente.

Luiza Zaide, gerente de inovação da Neoenergia, concorda: “com a revitalização do nosso time de inovação corporativa, a ideia é manter essas parcerias e ampliá-las ainda mais”, comenta.

Projetos

No ano passado, o IMD conduziu um projeto acadêmico intitulado Célula de Inovação Tecnológica – NEOEnergia, levado a cabo por meio de um laboratório de inovação no qual se buscou o desenvolvimento de tecnologias que atendessem demandas da filial Cosern Neoenergia, do Rio Grande do Norte.

Já em 2019, outro projeto feito com a Neoenergia promoveu um hackathon – competição interdisciplinar com base tecnológica – com alunos do Instituto. O evento serviu para que os participantes desenvolvessem projetos relacionados à distribuição de energia elétrica e soluções para problemas internos da companhia, por meio de softwares e protótipos funcionais.