O Transforma RN, projeto
voltado ao desenvolvimento digital de micro e pequenas empresas dos setores de alimentos, bebidas e comércio de moda no estado, concluiu suas atividades na semana passada com números que demonstram o sucesso da iniciativa.

O programa foi realizado pelo Sebrae RN – com apoio da Fiern e do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), dentre outras entidades parceiras – e atendeu mais de 600 empresas por meio de mentorias, diagnósticos e imersões na área digital.

Foram investidos cerca R$ 3,9 milhões, oriundos do próprio Sebrae e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por meio de um edital em que a iniciativa foi selecionada.

Um evento para marcar o encerramento do Transforma RN, na sede do Sebrae, foi realizado na segunda-feira, 3, e contou com a palestra Desafios do Digital: tendências do Varejo para 2023, preferida pelos consultores Bruno Félix e Débora Sayonara.

Só na fase final do projeto, nos últimos 12 meses, foram realizados mais de 1,9 mil atendimentos, sempre com o norte de ampliar a maturidade digital e produtividade das empresas atendidas através de soluções tecnológicas.

Uma das contribuições do Metrópole Parque ao programa foi a criação, junto ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), da Plataforma Transforma RN, que era usada pelos empresários, em um momento inicial, para realizarem uma autoanálise de seu negócio, para verificar o grau de maturidade digital da empresa e potenciais soluções para ajudá-la a crescer.