No intuito de favorecer o desenvolvimento de negócios inovadores de seu ecossistema, o Metrópole Parque, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), convida toda a comunidade de empreendedores para participar da nova edição do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Garagem – Negócios de Impacto.
O programa, que incentiva startups na promoção de ações de empreendedorismo em todo o país, vai selecionar 45 soluções, as quais receberão aceleração para seu desenvolvimento. As inscrições devem ser feitas no site do BNDES Garagem e seguem abertas até o dia 12 de maio.
Durante todo o programa, os participantes receberão apoio individual de especialistas e terão acesso a serviços (gratuitos ou subsidiados), conteúdos, investidores e mentores para aconselhamento e resolução de desafios. Além disso, as duas startups que mais se destacarem na aceleração receberão prêmios de R$ 20 mil e R$ 30 mil, destinados a apoiar a criação – para negócios que estão iniciando – ou tração de empreendimentos.
Neste ano, o Banco também vai incluir nos critérios de classificação uma pontuação extra para as soluções que se voltarem ao público feminino.
Segundo Natália Dias, diretora de mercado de capitais e finanças sustentáveis do BNDES, a chamada da edição 2023 confirma o sucesso da iniciativa e reforça a vontade do BNDES em promover cada vez mais a equidade de gênero.
“Nos anos anteriores, demos destaque às iniciativas de impacto socioambiental, buscando sempre promover a diversidade regional, de gênero e de raça. Queremos apoiar iniciativas diversas e fora dos grandes centros e acreditamos na diversidade, equidade e inclusão como ferramenta transversal à atuação do banco e como linha de negócios”, comenta a diretora do BNDES.
Felipe Alves, head do Consórcio AWL (Artemísia, Wayra e Liga Ventures) – responsável pela aceleração no BNDES Garagem – também destaca o intuito do programa em buscar negócios com temáticas variadas.
“Entre as vertentes, temos educação e empregabilidade, soluções financeiras inclusivas, meio ambiente, economia circular, cidades sustentáveis e saúde e bem-estar, segmentos que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado e que de fato oferecem um impacto positivo para a sociedade”, destaca Alves.
Em 2022, o Metrópole Parque acompanhou a participação da Game Mind – startup especializada em soluções de TI para educação – como uma das cinco finalistas do último BNDES Garagem. A empresa já havia sido selecionada por outros editais de fomento, como o Centelha, realizado pelo Sebrae, e o do Banco do Nordeste (BNB), experiências que auxiliaram o desenvolvimento e crescimento dos jogos educacionais da startup.
BNDES Garagem
O programa BNDES Garagem tem como principal missão desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil por meio do apoio a startups.
Sua primeira edição, realizada entre 2018 e 2019, contou com mais de cinco mil startups inscritas e 79 participantes. A taxa geral de recomendação do Programa por parte das empresas foi de 95%, o que indica alto grau de satisfação dos empreendedores.
A metodologia empregada na aceleração dos negócios conta com a parceria da Artemísia, Wayra e Liga Ventures, três organizações que são referências no ecossistema de empreendedorismo brasileiro.
Mais informações estão disponíveis no site.