Em comemoração aos seus seis anos de criação, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) promoverá, no dia 30 deste mês, um evento de aniversário. O encontro marcará o encerramento e início de mais um ano de atividades e ressaltará uma série de conquistas recentes do maior polo de empreendedorismo tecnológico do Rio Grande do Norte.

O aniversário acontecerá às 19h no Espaço de Treinamento do Sebrae e contará com apresentações, confraternizações e palestra, sendo aberto a toda comunidade acadêmica do IMD, empreendedores do Metrópole Parque, representantes da UFRN e demais profissionais que atuam no ramo de TI. Para participar, é necessário inscrever-se por meio deste link.

“Esse é um momento de avaliar e refletir sobre tudo o que aconteceu no último ano e, com certeza, comemorar as coisas boas desse período, além de ficar atento a questões importantes a serem trabalhadas daqui para a frente. É uma celebração dos resultados e também das perspectivas do que vem pela frente”, comenta Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque.

IA e Internet das Coisas

Neste ano, o evento terá como tema central Inteligência Artificial (IA) e contará com uma palestra de Hilton de Carvalho, egresso do IMD que hoje atua como gerente na Hikvision, empresa chinesa especializada em tecnologias de imagem e vídeo com uso de IA e Internet das Coisas (Internet of Things – IoT).

A junção dessas práticas tecnológicas formam o que se entende por “AIIoT” e será essa a temática da palestra de Carvalho, que contará tanto com a partilha de experiências e visões do gerente como também servirá de oportunidade para o IMD apresentar suas próprias ações executadas nesse âmbito.

Isso porque o Instituto conta hoje com um núcleo especializado em IA e processamento de dados e, na condição de unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), também está à frente de projetos e parcerias em IoT e aplicações inteligentes em Nuvem, já tendo recebido aporte financeiro de R$ 2,4 milhões para custeio de iniciativas nessa área.

Além da palestra, a programação do aniversário também marcará a “graduação” da empresa BoMédico, startup detentora de uma plataforma para marcação de exames e consultas junto a profissionais de Saúde. A graduação acontece quando uma empresa finaliza o ciclo formativo da incubadora do Metrópole, que acontece em até quatro anos.

Marcos

Para Rodrigo Romão, o ano de atividades do Metrópole Parque foi composto por marcos importantes. Um deles foi a certificação “Cerne 2”, concedida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) ao programa de incubação de empresas do Parque.

O documento constata excelência e capacidade da incubadora para selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores e bem-sucedidos, de forma sistemática e repetida. A certificação aconteceu em dezembro do último ano.

Outro marco foi a aprovação e a entrada de recursos do Edital de Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação, realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Com isso, o Metrópole Parque recebeu um aporte de R$ 13,5 milhões, destinado à ampliação de sua capacidade de operação.

Além disso, foi neste ano que o Parque atingiu a marca das 100 empresas credenciadas, e 120 vínculos aprovados, se consideradas as startups do seu programa de incubação. Todos esses negócios já respondem, juntos, por cerca de 2,5 mil postos de trabalho na capital potiguar.

Novo capítulo

Segundo Romão, neste novo capítulo de sua história, o Metrópole Parque pretende investir em conectividade, atração de negócios e ampliação de oportunidades.

Sobre o primeiro, o plano do Parque é expandir a oferta de conectividade por meio de sua rede de fibra ótica. Esse serviço é importante tanto para aumentar o interesse geral pelo Metrópole como para as empresas vinculadas ao ecossistema de TI, que utilizam a rede para desenvolvimento tecnológico de produtos ou serviços.

“Também esperamos aumentar o número de projetos atendidos em nosso programa de incubação de startups, além de validar e massificar o formato de incubação remota, oferecido por nosso edital mais recente”, acrescenta o diretor.

Ainda segundo Romão, outra meta para o novo ano é conquistar mais parcerias institucionais para o Parque – as quais garantem não apenas credibilidade ao polo de TI como também favorecem o surgimento de novos projetos inovação entre empresas.