Com o intuito de integrar-se a ecossistemas de inovação no Nordeste e favorecer a criação de parcerias com instituições de outras localidades do RN, colaboradores do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) participaram, na última semana, da Missão Ecossistema de Inovação de Fortaleza (CE).

A ação teve como proposta apresentar aos participantes o funcionamento de uma série de ambientes inovadores da capital cearense – como hubs e polos de desenvolvimento. O intuito foi o de propagar boas práticas, possibilitar o intercâmbio de experiências e expandir networking entre empresas.

Para representar o Metrópole Parque, estiveram presentes na Missão a assessora de mercado Leiseany Lécia e o gerente de parcerias Marcelo Pelicano. Segundo este, o momento serviu como uma oportunidade para o Parque tanto investir na integração com ecossistemas do Nordeste como ampliar a interiorização de suas ações.

“Pudemos comparar as ações feitas no nosso polo com outras do Ceará e percebemos que estamos muito próximos em nível de maturidade. Já no quesito da interiorização no RN, a Missão nos permitiu ampliar nossa atuação, rendendo, inclusive, diversos convites de visitas e eventos, tanto no nosso Parque como em diferentes cidades do estado”, conta o gerente de parcerias.

Essa interiorização aconteceu especialmente porque estiveram presentes na missão os Ecossistemas Locais de Inovação (ELIS/SEBRAE) dos municípios de Macaíba, Mossoró, Currais Novos, Caicó, Vale do Açu, Cabugi e Pau dos Ferros, além de Natal.

Visitas

A programação da missão contou com visitas técnicas a diferentes lugares e instituições cearenses. No roteiro, foi contemplada a CITInova, projeto que estimula a energia criativa, difusão de conhecimento científico e o desenvolvimento de soluções para problemas urbanos.

Os participantes também puderam conhecer o Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal do Ceará (UFC), com equipamentos de convergência que aproxima universidade e empresas. Nesse espaço, também funciona a Unidade EMBRAPII da UFC, a qual promove competitividade de empresas de todos os portes do setor industrial.

Um terceiro destino da missão foi o Hub de Inovação Banco do Nordeste (Hubine), criado para incentivar o empreendedorismo inovador e facilitar a gestão da inovação no Branco do Nordeste e empresas da região. A instituição hoje é responsável por ações que contemplam inovação aberta, economia criativa, entre outras práticas.

Além desses, iniciativa também contemplou o Núcleo de Inovação e Novos Negócios Aplicados (NINNA Hub), primeira instituição do tipo no Ceará e que foca em inovação aberta e transformação digital ao lado de grandes empresas, startups, investidores e academia.

Além do Metrópole Parque, esteve representado na missão o Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento, Cal e de Argamassa do RN (SINECIM/RN), o Núcleo de Apoio à Gestão em Inovação da Fiern (Nagi/FIERN) e a Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da Fiern (COINCITEC).