Para marcar o seu aniversário de seis anos, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) reuniu na noite de ontem (30) colaboradores, parceiros e representantes de entidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte com o objetivo de celebrar suas conquistas junto ao ecossistema potiguar de inovação e empreendedorismo.

Constituindo-se no maior polo de Tecnologia da Informação (TI) do estado – com cerca de 100 empresas credenciadas, que geram 2,5 mil empregos diretos – o Metrópole Parque realizou o evento comemorativo no Espaço de Treinamento do Sebrae/RN. Estiveram presentes representantes de entidades como Fecomércio, Fiern e secretarias de governo, empresas parceiras como o ESIG Group e a Interjato, além de profissionais da área de TI, alunos e professores da UFRN.
E a cerimônia foi aberta justamente pelo representante da entidade anfitriã da noite, o diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, que ressaltou o histórico de parcerias entre a entidade e o Metrópole Parque. Ele ainda destacou que “os números do Metrópole Parque, por si mesmos, já mostram o que foi feito. Se foi possível em seis anos obter esses resultados, eu fico imaginando o que vem pela frente”, elogiou.

O evento seguiu com as palavras do
diretor geral do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), professor José Ivonildo do Rêgo, que relembrou a jornada de criação e implantação, primeiro, do próprio IMD, seguido por sua incubadora de empresas e, depois, pelo Metrópole Parque.

Economia do conhecimento

Queríamos criar um Parque na área de Tecnologia da Informação, que é transversal a qualquer outra área e um elemento básico quando se pensa em melhorar eficiência, qualidade e produtividade. Então, pensamos em um parque que fosse capaz de fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo no estado e que repercutisse em toda a cadeia econômica e no setor público. Ou seja, que ajudasse o estado a se introduzir na chamada Economia do Conhecimento”, relembrou Ivonildo Rêgo.

“E eu acho que o Instituto vem cumprindo essa missão”, afirmou ele. “Este é um momento de muita satisfação para nós todos que percorremos essa trajetória, que levou à consolidação do Parque e ao dia de hoje, quando temos mais de 100 empresas e 2,5 mil empregos criados”, comemorou o diretor geral.

A abertura do evento ainda contou com a participação do diretor e da diretora adjunta do Metrópole Parque, Rodrigo Romão e Iris Pimenta, que destacou a importância da data. “Trata-se de um passo importante para a construção da nossa história. Tínhamos o sonho de impulsionar negócios inovadores e apoiar o empreendedorismo potiguar, e o Parque Metrópole veio para consolidar todo o nosso trabalho”, afirmou ela.

Já Rodrigo Romão fez uma homenagem à equipe do Metrópole Parque presente. “Eu peço licença para quebrar o protocolo para falar um pouco de bastidores. É que junto comigo e com Iris, na verdade, há muitas mãos, que às vezes não aparecem. Equipe, muito obrigado por vocês estarem conosco no dia a dia”, agradeceu ele.

IA e Internet das Coisas

Já a palestra da noite teve a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) como tema central, sendo ministrada por Hilton de Carvalho, egresso do IMD e atual gerente na Hikvision, empresa multinacional chinesa especializada em tecnologias de imagem e vídeo com o uso de IA e de IoT.

O último ponto da cerimônia foi a realização de uma mesa redonda que contou com Rodrigo Romão como mediador e com a participação do diretor de TI do IMD, o professor Itamir Barroca Filho, e do também docente Marcelo Fernandes, titular do Departamento de Engenharia da Computação e Automação e coordenador do Núcleo de Inteligência Artificial e Ciência de Dados do IMD.

Enquanto Itamir Barroca abordou alguns dos projetos de pesquisa e desenvolvimento que já vêm sendo realizados pelo IMD nessa área e o início da experiência do Instituto como uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Marcelo Fernandes discorreu a respeito da criação do Núcleo de Inteligência Artificial e da futura construção de suas instalações dentro do Instituto.

Marcos

O ano de atividades do Metrópole Parque, comemorado no evento de ontem, teve marcos importantes para sua história, como foi o caso da certificação “Cerne 2”, concedida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) ao seu programa de incubação de empresas.
Esse documento constata excelência e capacidade da incubadora para selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores e bem-sucedidos, de forma sistemática e repetida. A certificação aconteceu em dezembro de 2022.

Outra conquista foi a aprovação e a entrada de recursos do Edital de Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação, realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Com isso, o Metrópole Parque recebeu um aporte de R$ 13,5 milhões, destinado à ampliação de sua capacidade de operação.

Além disso, foi neste ano que o Parque atingiu a marca das 100 empresas credenciadas, e 120 vínculos aprovados, se consideradas as startups do seu programa de incubação.