Lixo eletrônico é produzido por materiais de origem inorgânica que, se descartados incorretamente, comprometem o equilíbrio ecológico. Pensando nisso, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) arrecadou, entre 14 de agosto e 1 de setembro, 838 kg de lixo eletrônico – materiais como peças de computador, cabos, telefones, entre outros.

A ação fez parte de uma campanha social em comemoração pelo 6º aniversário do polo de TI do Instituto Metrópole Digital (IMD) e contou com a instalação de um “eco trailer”, o qual recebeu, durante os 19 dias de campanha, todo o lixo eletrônico depositado por pessoas de dentro e de fora do Metrópole Parque.

Todo o material arrecadado foi enviado para a Natal Reciclagem, empresa especializada em engenharia reversa para eletrônicos e eletrodomésticos e suas embalagens (incluindo papelão, metais e plásticos).

Campanha foi feita com "ecotrailer", que recebeu o lixo eletrônico destinado à reciclagem

Novo ponto

Além da arrecadação do último mês, a ação social também resultou na criação de um novo ponto fixo de descarte no Metrópole Parque, localizado na entrada do Instituto. O depósito recebe qualquer material eletrônico ou eletrodoméstico de pequeno porte – a única exceção são pilhas, baterias e lâmpadas.

Com a iniciativa, o Metrópole Parque visa incentivar a adoção de práticas sustentáveis no âmbito do seu ecossistema de inovação e empreendedorismo, auxiliando a população a descartar de maneira correta o seu lixo eletrônico e preservar o meio ambiente.

“Entendemos que a indústria de tecnologia não se limita apenas a softwares, ela também se materializa em equipamentos. E é uma indústria que se desatualiza muita rápido, o que gera uma quantidade imensa de lixo eletrônico. Portanto, nossa ideia é estimular a conscientização em relação ao impacto ambiental que o descarte incorreto provoca”, cometa Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque.

Além do novo ponto de descarte, a Natal Reciclagem também realiza a coleta domiciliar, em caso de equipamentos de maior porte e de difícil transporte. Para isso, basta fazer um agendamento por meio do seu número de whatsapp: (84) 9 9966-4010.