Três empresas associadas ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) foram aprovadas para ingressarem no programa Conecta Energia RN. A iniciativa apoia projetos com soluções para o Setor Energético do estado e premiará, ao fim das atividades, três negócios com um total de R$ 60 mil, além de oferecer a possibilidade de investimento de até R$ 2 milhões.

Os negócios associados ao Parque selecionados pelo programa foram as empresas credenciadas Venx, Windfy e Paytour, além da Atena Jobs, vinculada ao programa de pré-incubação de startups do polo de TI do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Divulgado na última semana, o resultado da seleção contemplou 50 aprovados, cujos projetos foram analisados conforme os critérios de inovação, aplicabilidade e tamanho do mercado, relevância e razoabilidade de custos.

A partir desta terça-feira (12), os aprovados participarão de uma série de ações de suporte e desenvolvimento, como workshops e mentorias especializadas, a serem aplicados pela AVATI Aceleradora.

“Receberemos capacitações que nos ajudarão bastante na aceleração dos nossos processos e complementará nosso direcionamento de mercado”, comenta Ednaldo Júnior, CEO da Venx – empresa detentora de um software de gestão (o V-Quality) para Indústria e o setor de Energia.

Conecta Energia RN

Criado pela AES Brasil e Sebrae RN, em parceria com a AVATI Aceleradora, o Conecta Energia RN foi concebido para apoiar iniciativas que impulsionem o desenvolvimento de energia elétrica do RN.

Ao todo, foram selecionados 50 projetos – oriundos de empresas, startups formais e informais, comunidades e grupos de empreendedores de inovação, pessoas físicas de todo o Nordeste, entre outros.

As ações que concorreram ao programa foram situadas em pelo menos um dos três desafios: inovação socioambiental, descarbonização e energia eólica. O resultado disso foi a aprovação de diferentes iniciativas, que favorecem práticas como diminuição de emissão de carbono, armazenamento de hidrogênio, tratamento de água, proteção de animais, entre outras.

Empresas

Inseridas em um ecossistema de empreendedorismo e inovação proporcionado pelo polo de TI do Instituto Metrópole Digital (IMD), as quatro empresas selecionadas pelo programa atuam em duas modalidades de associação: credenciamento e pré-incubação.

No credenciamento – do qual fazem parte a Venx, Windfy e Paytour –, negócios de TI de diferentes portes e segmentos de mercado recebem auxílios como incentivos fiscais, serviços de datacenter, acesso a infraestrutura do IMD, entre outros.

Já o programa de pré-incubação (primeira etapa do programa de incubação de empresas), no qual está inserida a Atena Jobs, auxilia negócios ainda não formalizados, mas que têm um protótipo funcional com potencial de se tornar um negócio de TI.

Oportunidades

O Metrópole Parque sempre incentiva que suas empresas associadas participem de oportunidades como programas de fomento, ideais não apenas para o angariamento de recursos como também para o desenvolvimento de negócios.

Atualmente, uma dessas oportunidades é o Conecta Nordeste 2023, programa com formação gratuita e conexão com investidores para empresas da região. As inscrições para esse acontecem até o dia 17 de setembro.

Mais informações sobre as empresas do Metrópole Parque podem ser conferidas aqui.