Em reconhecimento pela atuação junto ao seu ecossistema de inovação e empreendedorismo, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), por meio de sua incubadora de empresas, recebeu nesta quarta-feira (8), pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a certificação Cerne 3.

O reconhecimento é responsável tanto por atestar maturidade da incubadora do Metrópole Parque como ratificar o seu compromisso enquanto promotora de impactos positivos socioambientais.

A entrega do título aconteceu durante a 33ª Conferência Nacional da Anprotec, em Brasília, na qual estiveram presentes o diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão, e a gerente operacional, Raquel Maciel.

Para Romão, a certificação representa um grande marco para o Parque, já que ratifica o amadurecimento de estratégias da incubadora e seus processos internos e “demonstra que o nosso programa de incubação está integrado com ações do ecossistema, promovendo impacto social e ambiental", afirma ele.

Cerne 3

Para receber o certificado Cerne 3 – Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos –, uma incubadora deve apresentar um programa integrado ao ecossistema de inovação e ter práticas que proporcionam impacto socioambiental na comunidade atendida.

O modelo proposto pela Anprotec visa, acima de tudo, ampliar a capacidade das incubadoras em gerar empreendimentos inovadores e bem-sucedidos, servindo de base de referência para iniciativas de variados segmentos e tamanhos.

O Cerne 1 foi recebido pelo Metrópole Parque em 2018 e, em 2022, foi a vez do Cerne 2. Essas duas primeiras etapas são denominadas, respectivamente, “empreendimento” e “incubadora”.

Já o Cerne 3 é denominado “rede de parceiros”, restando, segundo o modelo, apenas o Cerne 4, referente à fase de “melhoria contínua”.

Rodrigo Romão reforça que o documento é um atestado de que o Metrópole Parque “está no caminho certo rumo ao contínuo crescimento e ao impacto social de suas atividades de inovação e empreendedorismo".