Após ter sido selecionada para a fase final do programa Conecta Energia RN, a Venx, empresa credenciada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) foi uma das 10 classificadas para participar da fase de bootcamp do programa, etapa que garante acesso a uma série de mentorias junto à AES Brasil.

Com o resultado, a empresa receberá capacitações nas áreas de "design de serviço" e "jornadas de consumidor" e também poderá receber investimento de até R$ 2 milhões para custear seu projeto de inovação na área de energia eólica.

A premiação dependerá do enquadramento da iniciativa aos critérios do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os quais regerão a avaliação que acontecerá após a conclusão do programa.

Em sua etapa anterior, o Conecta Energia RN selecionou 50 projetos – oriundos de um grupo inicial de 180 inscritos –, os quais receberam uma série de benefícios, como capacitações e mentorias com especialistas da ACATI Aceleradora.

Além da AES Brasil, o Conecta também é conduzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN).

Apoiar ideias

O Conecta Energia RN tem como principal objetivo apoiar a geração de ideias e o desenvolvimento de projetos com soluções para o setor de energia. Para isso, o programa reúne soluções para desafios em três linhas principais: inovação socioambiental, descarbonização e energia eólica.

Os critérios utilizados na seletiva para acesso ao bootcamp foram potencial de mercado, inovação, razoabilidade de custos e relevância. Especializada em sistemas de gestão, a Venx participou do processo com seu V-Quality – sistema para gestão e controle de qualidade que abrange ordens de serviço, clientes, equipes, equipamentos, entre outros âmbitos.

Além desse, os outros projetos selecionados contemplaram iniciativas que favorecem práticas como diminuição de emissão de carbono, armazenamento de hidrogênio, tratamento de água, proteção de animais, entre outras.

Nesse sentido, o programa visa contribuir para que o RN seja referência no Brasil no âmbito do suporte e desenvolvimento do setor de produção de energias limpas e no fomento a novas oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas envolvidas nessa cadeia produtiva.

Aliado a isso está o fato do estado ser o maior produtor de energia eólica do Brasil, com 6,6 Gigawatts de potência instalada e 345 empreendimentos (operação, construção e contratados), além de 11,2 GW de potência instalada e a ser gerada.

Mais informações sobre o Conecta Energia RN podem ser consultadas no site.

Venx

Criada em 2021, a Venx é uma empresa que oferece sistemas online de gestão integrada em diferentes áreas, como é o caso de saúde, energia, engenharia, varejo e segurança no trabalho. Suas soluções têm o objetivo de simplificar processos e reduzir custos.

A empresa atualmente está presente em oito estados do país, já tendo criado, em 2 anos de atuação no mercado, três softwares para o mercado de Energia e Saúde.

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis aqui.