A presidente eleita da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), professora Adriana Faria, estará presente no 14º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto (CBGDP), que acontece no Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), de quarta (22) a sexta-feira (25) desta semana.

Com abrangência nacional, o encontro reunirá empreendedores, pesquisadores e representantes do setor produtivo para discutir temas variados, que permeiam a criação de produtos por empresas, profissionais ou grupos de pesquisa.

Docente da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Adriana Faria deverá tomar posse na presidência da Anprotec a partir do próximo ano. Durante o Congresso, ela participará de uma mesa redonda na qual debaterá o fomento e coordenação de ecossistemas empreendedores.

Além disso, a docente estará presente durante todo o evento, o que contribuirá para agregar uma visão ampla de como ecossistemas de empreendedorismo inovador têm transformado a economia brasileira.

“Receberemos a futura presidente da instituição que melhor representa os ambientes de inovação no país, o que é excelente para nós, pois seremos um dos primeiros ecossistemas que ela visitará após ter sido eleita presidente. Isso nos permite criar laços fortes com uma decisora importante”, comenta Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, um dos patrocinadores do Congresso.

Em Natal, a preocupação em investir em ecossistemas inovadores já garante avanços significativos tanto no desenvolvimento de negócios como no oferecimento de empregos qualificados, com mais de 2,6 mil postos de trabalho criados pelas empresas associadas do Metrópole Parque.

Adriana Faria

Docente na área de Engenharia de Produção e Mecânica desde 2007, Adriana Faria hoje atua, além da docência, como diretora executiva do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), em Minas Gerais, e também é presidente da Rede Mineira de Inovação. Para assumir o cargo de presidente da Anprotec, a docente conta com ampla experiência em cargos de liderança, tanto no âmbito acadêmico como no setor produtivo.

Atualmente ela também atua como coordenadora da Câmara de Assessoramento de Políticas Públicas da Fapemig e está à frente de uma série de iniciativas nas áreas de gestão da inovação e desenvolvimento de produto.

A Anprotec é uma entidade com abrangência nacional que reúne 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, entre outros.

A atuação da associação contribuiu para a disseminação do empreendedorismo inovador no país, que atualmente possui pelos menos 363 incubadoras de empresas, dezenas de parques tecnológicos e 57 aceleradoras.

Congresso

Com frequência bienal, o 14º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto é realizado pelo Instituto de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto (IGPD) e foi criado para estimular o compartilhamento de conhecimentos e experiências relacionadas à area.

Com atividades acontecendo em três turnos diferentes, o evento promete reunir estudantes, empreendedores, docentes e demais membros de diferentes ecossistemas de inovação do Brasil para quatro dias de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos técnicos e científicos.

As atividades desta 14ª edição abrangerão as temáticas de Gestão de Inovação, Design e Desenvolvimento de Produtos e Serviços, ESG e Economia Circular, Ecossistemas Empreendedores e Transformação Digital.

Além disso, o evento também oferecerá aos participantes visitas técnicas a empresas de destaque na região, garantindo aos congressistas a oportunidade de vivenciar um ambiente real de inovação e empreendedorismo local.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas aqui.