O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) participou na semana passada do Web Summit 2023, que aconteceu entre os dias 13 e 16 de novembro, na cidade de Lisboa. O evento é considerado um dos maiores da Europa no que diz respeito ao debate de temas como a importância das startups, a inovação e o empreendedorismo.

Reunindo
nomes globais da área de tecnologia e inovação, a edição deste ano teve mais de 2 mil empresas espalhadas pelos 5 pavilhões do evento, além de cerca de 70 mil visitantes. O tema central do Web Summit Lisboa foi “Inteligência Artificial (IA): a aplicação de Gen AI (Inteligência artificial generativa)”, com ênfase na discussão sobre o impacto dessa tecnologia na sociedade.

Segundo a diretora adjunta do Metrópole Parque, professora Iris Pimenta, a ida ao Web Summit proporcionou um novo olhar sobre os ecossistemas de inovação europeu e mundial. “Foi uma possibilidade de vivenciar, em pouco tempo, a realidade de tantos espaços diferentes, o que também permitiu conhecer um pouco dos incentivos que os governos alemão e português, por exemplo, têm em relação às startups”, conta ela.

Iris Pimenta também destacou, como fruto do evento, o fortalecimento das conexões entre empresas do Metrópole Parque que estiveram presentes no Web Summit e organizações internacionais. Ela lembra que esse bom resultado reforça ações que o Parque já desenvolve para facilitar a internacionalização das startups que fazem parte de sua rede.

Entre as empresas ligadas ao Metrópole Parque que participaram do evento estavam a Blindog, ESIG, Interjato, Roboeduc, Venx, Futebol Interativo, Faceponto e A Mentoria. As duas últimas tiveram inclusive presença em estandes de exposição, apresentando seus produtos para o mercado.