A empresa Venx Tecnologia, incubada no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), foi selecionada para participar, entre os dias 2 e 4 de dezembro, do InovAtiva Experience, evento que encerra a atual edição do maior programa de aceleração de empresas da América Latina, o InovAtiva Brasil.

O programa teve milhares de inscrições, mas, para sua fase final, apenas 220 startups foram classificadas e, destas, 90 foram escolhidas para participar do InovAtiva Experience. O evento vai acontecer na Escola de Negócios do Sebrae, em São Paulo, e se constitui em um momento privilegiado para conexões com empreendedores, investidores, parceiros e potenciais clientes.

Para os fundadores da empresa – o CEO Ednaldo Junior e o CSO Jeorge Sávio – a participação no evento deve proporcionar oportunidades significativas de exposição e visibilidade através das sessões de demonstração, nas quais é possível apresentar produtos e serviços para investidores e potenciais clientes. Ao final do evento, serão reconhecidas as Startups Destaques de cada uma das bancas de avaliação, formadas por investidores e mentores.

V-Quality

A Venx é um hub de soluções com softwares inteligentes desenvolvidos para helthtech e energytech. Dentre os produtos que a empresa desenvolve existe um sistema disruptivo que preenche uma lacuna na saúde pública e privada.

Trata-se do Vquality Sistema, que é capaz de tornar o processo de inspeção regular na Física Médica mais simples, automatizado e preciso, garantindo qualidade e segurança nos procedimentos radiológicos e nucleares.

A plataforma foi desenvolvida com todas as especificidades dos players da saúde, através de inteligência artificial e sensores, proporcionando maior segurança a pacientes e profissionais que são expostos à radiação nos exames do dia a dia.

A importância da solução pode ser melhor compreendida ao se observar os números relativos à área. Atualmente existem 291.362 clínicas e 4.466 hospitais privados no Brasil, cujos números de equipamentos de diagnósticos por imagem podem ser divididos assim: 58.000 equipamentos de Raios-X e 157.286 equipamentos de tomógrafo, ressonância magnética, ultrassom, mamógrafos, PET/CT e gama câmara.

E só em 2022 foram realizados no Brasil 2,1 bilhões de exames em equipamentos de radioterapia e radiodiagnóstico. Além disso, também há a previsão de crescimento na procura por serviços de diagnósticos nos próximos anos, tendo-se em vista a estimativa realizada pelo INCA para o número de novos casos de câncer no Brasil no triênio 2023-2025, que deve chegar a 704 mil.

Os números também são expressivos se for levado em conta o mercado internacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, os investimentos para o câncer foram estimados em aproximadamente US$ 7 milhões no ano de 2022, segundo dados publicados pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde (NCHS), do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Contribuição

A Venx, desse modo, propõe-se a dar uma importante contribuição nesse contexto, com um sistema web e mobile que colabora diretamente com a prevenção de vidas, uma vez que os processos de inspeção em radioproteção realizados em pequenas clínicas, como em grandes hospitais, em todo o país, é feito de forma manual, sem um acompanhamento em tempo real, o que proporciona inúmeros riscos.

A solução da Venx, o Vquality, automatiza todo esse processo, como também os níveis de radiações, com resultados mais precisos e toda a segurança necessária, aplicando para isso metodologias de normas e recomendações nacionais e internacionais, com validação por profissionais especializados.

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis aqui.