Para comemorar o início de trajetória de nove startups de Tecnologia da Informação (TI) em seu programa de incubação, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) promoveu, na tarde da última sexta-feira (8), um evento de boas vindas. O encontro contou com empreendedores e colaboradores do Parque, que aproveitaram a oportunidade para apresentar toda a estrutura da incubadora e também do Instituto Metrópole Digital (IMD).

O encontro aconteceu às 14h no auditório B206 do IMD e serviu para explicar todo o funcionamento da incubadora de empresas. O momento também contou com apresentações de cada um dos nove negócios, que ingressam tanto no programa de incubação como no de pré-incubação, de acordo com seus respectivos níveis de maturidade.

Voltado para startups que desejam escalar vendas e ampliar sua atuação no mercado, a incubação selecionou as startups Hubbi, Maano, Tudo no Alecrim, Strategi e MW Sensores.

Já para pré-incubação – fase direcionada a negócios ou projetos com protótipo funcional e com potencial de se tornar um negócio de TI –, foram selecionadas as empresas Microciclo Biotecnologia, EcommerceHub, Exercitium e DOSIFY.

“Marcamos aqui uma trajetória que impulsiona o surgimento de novas empresas. E se antes, aqui em Natal, TI era sinônimo apenas de lojas de informática, hoje temos um verdadeiro parque tecnológico, fato que nos dá bastante orgulho”, comenta Iris Pimenta, diretora adjunta do Metrópole Parque.

No evento, a diretora apresentou todo o funcionamento da incubadora, abordando desde objetivos institucionais do programa até questões específicas, como horário de funcionamento do prédio, acesso a estruturas físicas, times de colaboradores e outros pontos.

Os presentes no evento também participaram de uma visita guiada pelo IMD, que abordou tanto os novos ambientes de trabalho como os recursos tecnológicos do Instituto. Nesta semana, as novas empresas ingressantes passam a participar das primeiras assessorias da incubadora – que hoje oferece a seus associados apoio nas áreas de
Gestão, Direito, Marketing, Desenvolvimento Humano e Organizacional e Finanças.

Incubadora

Situada fisicamente no terceiro andar do prédio do IMD, a incubadora hoje tem quase todas as suas salas ocupadas, com 38 negócios associados. Segundo Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, esse fato ratifica o valor do polo de TI enquanto iniciativa de sucesso e estratégica para quem busca empreender.

“É um ponto de consolidação de imagem. Os empreendedores estão percebendo que é realmente um diferencial estar aqui no nosso Parque. Temos recebido muitas propostas e acredito que, em algum momento, já começaremos a ter fila de espera de startups interessadas na incubadora”, comenta Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque.

Até o momento, já passaram pela incubadora mais de 200 projetos de inovação, valor que abrange tanto as empresas que finalizaram todo o seu percurso formativo como as que, por algum motivo, interromperam o ciclo.

Neste ano, a nova turma de startups associadas respondem por negócios em diferentes segmentos de mercado, como Biotecnologia, E-commerce, Saúde, Recursos Humanos, Comércio, Contabilidade e Internet das Coisas.

“Estão chegando para nós negócios mais diversificados. Temos, por exemplo, empresas de Biotecnologia e outras que, de certa forma, têm um impacto social. Então o rol de negócios que estão se aproximando de nós estão vindo de outras áreas que não necessariamente são de TI, mas veem na tecnologia uma oportunidade de escalar o negócio”, comenta Rodrigo Romão.

Além da incubadora, o Metrópole Parque também reúne um total de 113 empresas credenciadas, empreendimentos com diferentes modelos e portes. Todo esse grupo reúne cerca de 2,8 mil postos de trabalho.