Criado para fomentar o empreendedorismo inovador no Rio Grande do Norte, o Decola RN powered by InovAtiva, programa executado pelo Metrópole Parque, dá início nesta semana à sua programação de mentorias a projetos de negócios. Dentre os 25 participantes selecionados pela iniciativa, existem propostas em vários setores, como é o caso da acessibilidade e impacto social.

As mentorias vão abordar diferentes aspectos do empreendedorismo, como é o caso das seguintes temáticas: Apresentação de Negócios; Desenvolvimento de Produto e Proposta de Valor; Análise de Concorrência e Testes de Mercado; Validação de Mercado; Entrega de Valor ao Cliente; Estratégias de Aquisição de Clientes; Estratégias de Crescimento.

Pessoas surdas

A startup iLibras é um dos negócios que se destaca na área de acessibilidade. Concebida por empreendedores da cidade de Mossoró, a empresa tem como principal objetivo promover autonomia de pessoas surdas na comunicação, dispensando a necessidade de intérpretes de maneira presencial, especialmente quando esse público precisa de atendimento junto a empresas ou organizações públicas.

O projeto visa disponibilizar um serviço de intérprete de libras on-line e em tempo real, por meio de uma plataforma de videochamada. O serviço seria contratado por empresas e outros tipos de entidades, de modo que, no momento do atendimento de um cliente com surdez, o serviço seria acionado através de um aplicativo de celular, por exemplo, e o intérprete faria a mediação da comunicação.

Além disso, o serviço também poderá ser usado por pessoas surdas que eventualmente nãos sejam alfabetizadas em libras, mas que mantenham contato com o intérprete através de outros recursos, como a leitura labial ou gestos. Outro ponto forte da proposta é que a plataforma poderá ser acionada instantaneamente, sem agendamento prévio, a depender da necessidade do usuário.

“Acreditamos firmemente que a pessoa surda é tão capaz, autônoma e cidadã quanto qualquer outra, mas, para isso, ela precisa de garantias de acesso à informação e comunicação também nos espaços de atendimento. Somos uma empresa pioneira no Norte e Nordeste brasileiros e, com o apoio do Decola RN, esperamos fortalecer nossa missão de proporcionar autonomia e acessibilidade à comunidade surda”, comenta Rafaele Oliveira, CEO da iLibras.

Totem

Exemplo semelhante a esse, que também aposta na acessibilidade, é o projeto “Totem para Inclusão de Cegos e Surdos”. Oriunda do município de Pau dos Ferros, a iniciativa visa resolver a problemática da falta de acessibilidade em espaços públicos e privados para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Para isso, prevê a utilização dos totens, que deverão incluir descrições de ambientes em áudio e vídeos em Libras, gravados por intérpretes reais, além de placas com códigos QR para orientar usuários. “Com o Decola RN, nossa expectativa é termos mais experiência para desenvolver nosso negócio e proporcionar a melhor experiência para surdos e cegos em ambientes públicos e privados”, comenta Francisco Carlos Segundo, autor do projeto.

Encontros

Os encontros das mentorias do Decola RN para essas e outras empresas vão funcionar como sessões individuais, onde os participantes recebem orientações de especialistas com experiência de mercado e conhecimento técnico condizente com as necessidades de cada empreendedor.

Ao todo, essa etapa tem duração de 12 semanas e compreende atividades de capacitação orientadas pela metodologia da Fundação Wadhwani, validada internacionalmente. O Decola RN está previsto para acontecer até 30 de setembro, quando será realizado o demoday – momento onde os novos empreendedores apresentarão seus produtos ou serviços para possíveis investidores.

Decola

Lançado oficialmente em maio deste ano, na sede do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), o Decola RN é a versão potiguar de uma iniciativa criada pelo programa de aceleração de empresas InovAtiva Brasil. O programa estadual foi o que mais registrou inscrições na região Nordeste – e o segundo em nível nacional –, com 94 projetos inscritos, oriundos de 12 municípios do Rio Grande do Norte.

Segundo Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, o Decola RN faz parte dos esforços do polo de TI do IMD em expandir suas atividades para além de sua área geográfica, abrangendo, também, cidades do interior do estado.

O Decola RN também recebe apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).