O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) reuniu, na última quarta-feira, 20 empresas participantes do programa Decola RN powered by InovAtiva para apresentarem seus produtos e serviços a potenciais investidores e outros atores estratégicos do ecossistema potiguar de empreendedorismo e inovação.
O Demoday se constituiu na última fase do Decola RN e marcou o encerramento do programa realizado no estado pelo Metrópole Parque. As apresentações do empreendedores (no formatos de pitch) foram assistidas por duas bancas, que selecionaram os dois projetos vencedores, os das startups Orientea e XTRI.
A OrienTea é detentora de um aplicativo que auxilia profissionais terapeutas, instituições e pessoas envolvidas no atendimento ou no cuidado de crianças com autismo. O aplicativo permite acesso a vídeos explicativos, registro de dados demográficos de crianças diagnosticadas com espectro autista e gerenciamento de atendimento a pacientes.
Já a XTRI conduz uma mentoria especializada em Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares e afins. O nome da empresa vem de Teoria de Resposta ao Item (TRI) – modelo estatístico usado para avaliar a probabilidade de acerto de um item em testes – e conta com uma plataforma de atendimento online a estudantes.
A seleção dos projetos destaque foi feita por colaboradores da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Sebrae/RN, SEAHUB, Avate, Interjeto, EPTEC e da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec).
As duas startups destacadas no programa vão receber benefícios exclusivos do programa, como cursos e mentorias sobre áreas de vendas, sobre editais de fomento, identidade visual, registro de marca, entre outras.
Para todos os 20 projetos que chegaram até a fase final do Decola RN, outros benefícios foram conferidos, como cupons de desconto da Dell e da ADWS (mil dólares em serviços de nuvem), além de facilidades no acesso a serviços de investimento da entidade de formento Anjos do Brasil.
Decola RN
Fruto de uma iniciativa da InovAtiva Brasil e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e aplicada em todas as regiões do país, o programa no RN foi o que mais teve inscrições no Nordeste.
Segundo Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, o programa também foi destaque pelo comprometimento dos projetos inscritos ao programa. “Essa foi a primeira vez em que quase nenhuma startup desistiu durante as etapas: dos 25 inscritos, finalizamos com 22. Isso mostra como os empreendedores entenderam a importância dessa oportunidade. Estão todos estão de parabéns”, comemorou ele.
Ao longo de 12 semanas, as startups participantes do Decola RN receberam mentorias personalizadas, capacitações e oportunidades de conexões com diversos atores dos ecossistemas locais de inovação espalhados por todo o estado.
Segundo Romão, a expectativa do Metrópole Parque é de renovar a experiência. “Este é um momento de muita realização para nós. O projeto começou lá em outubro de 2023, quando tudo ainda era uma ideia, e, um ano depois, estamos aqui, encerrando essa jornada. Espero que novos ‘Decolas’ possam surgir daqui pra frente”, afirmou o diretor.