O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) sediará, no dia 7 de novembro, o 3º Meetup PyData Natal, um evento voltado à discussão sobre o uso da linguagem de programação Python em Ciência de Dados, Aprendizado de Máquinas, Redes Neurais e outras áreas relacionadas.
Organizado pela comunidade PyData Natal, o encontro será realizado às 19h na sala B203 do Instituto, sendo apoiado pelo Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque). O PyData é aberto ao público e a inscrição é gratuita, podendo ser feita pelo site do evento. Com uma programação variada, o meetup oferece apresentações que vão desde temas básicos até tópicos mais avançados.
A programação inclui a palestra Simplificando o ETL: Criando e analisando métricas usando a biblioteca Streamlit, ministrada por Paulo Eduardo, especialista com mais de 10 anos de experiência em infraestrutura e DevOps. Outra palestra será ministrada por Leonardo Leano, mestre em Física, intitulada Evitando gastar com cloud no aprendizado de dados: uma abordagem com PySpark e JupyterLab.
PyData
O PyData é um programa educacional promovido pela NumFOCUS, uma organização sem fins lucrativos que incentiva o uso acessível e reproduzível de computação em ciência e tecnologia. A rede PyData fornece um fórum internacional para que usuários e desenvolvedores de ferramentas de análise de dados em todo o mundo compartilhem ideias e aprendizados.
Essa comunidade global facilita discussões sobre melhores práticas, novas abordagens e tecnologias emergentes para o gerenciamento, processamento, análise e visualização de dados, abrangendo linguagens como Python, Julia e R.