O que é
O Parque Tecnológico é um complexo administrado para que empresas e instituições de ensino, pesquisa e inovação possam se relacionar, tendo o governo como facilitador, de modo a possibilitar um ambiente favorável a benefícios econômicos para todas as partes, bem como o desenvolvimento social e humano da região.
Criado em 02 de agosto de 2017, o Parque Tecnológico Metrópole Digital é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Instituto Metrópole Digital (IMD), com o apoio do SEBRAE e da Prefeitura Municipal do Natal.
Como uma alavanca para o desenvolvimento econômico, social e humano no estado do Rio Grande do Norte, especialmente na cidade do Natal, o PARQUE Metrópole fomenta, apoia e desenvolve atividades relacionadas à ciência, à tecnologia, ao empreendedorismo e à inovação, promovendo sinergia entre academia, governo, sociedade e empresas de Tecnologia da Informação (TI).

Missão
Fortalecer o empreendedorismo e a inovação com base na Tecnologia da Informação, por meio da interação entre universidade, governo, empresas e sociedade em geral.

Visão
Ser referência nacional como um ambiente de empreendedorismo e inovação que promove o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e humano de maneira sustentável.

Valores
Facilitar a cooperação entre universidades, empresas e governo. Aprender e inovar sempre. Ter atitude empreendedora. Ajudar a desenvolver empreendimentos inovadores em TI. Acreditar no potencial humano. Pautar-se pela ética e pela transparência.
Benefícios
Para as empresas devidamente credenciadas, o PARQUE Metrópole poderá disponibilizar os seguintes serviços e condições de funcionamento:
- Consultoria, assessoria e suporte técnico, necessários ao apoio dos empreendimentos quanto ao estabelecimento de planos, metas e estratégias de crescimento pessoal e empresarial;
- Infraestrutura física (salas de aulas, salas para reunião, salas de coworking, salas para funcionamento da sede de empresas, auditórios, entre outros), localizada nas instalações do edifício sede, do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação (nPITI) e do Centro Multiusuário de Bioinformática (CBM) do IMD/UFRN;
- Infraestrutura tecnológica do IMD/UFRN (serviços de datacenter; internet; laboratórios);
- Sistema de incubação como mecanismo capaz de induzir a criação de negócios próprios;
- Incentivo a atividades de capacitação, isoladamente ou em parceria com outras instituições;
- Constituição de parcerias estratégicas com instituições, de modo a viabilizar aos empreendimentos o acesso à informação e à inovação, a profissionais qualificados e ao desenvolvimento de projetos cooperados;
- Estímulo ao contato entre empreendimentos e instituições de fomento ao empreendedorismo inovador, a fim de viabilizar a captação de recursos financeiros para investimento ou custeio do negócio.
- Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (Redução Para 2%)
- Imposto Predial e Territorial Urbano:
- Até 3 anos de funcionamento (Redução de 75%)
- Entre 3 e 5 anos de funcionamento (Redução 50%)
- Entre 5 e 10 anos de funcionamento (Redução 25%)
Equipe



Iris Linhares Pimenta
Professora Efetiva | Diretora Adjunta do Metrópole Parque | Coordenadora da Residência em TI no TST
irispimenta@imd.ufrn.br

Marcelo Augusto Leite Cortez do Carmo
Assistente em Administração - Metrópole Parque
marcelo.cortez@imd.ufrn.br



Thércio Assunção Gomes Leite
Assessor de Marketing - ASCOM/Metrópole Parque
thercio.leite@imd.ufrn.br
Projetos

EMPRESAS
Garantir a sustentabilidade do PARQUE Metrópole, promovendo maior captação de empresas e startups por meio de uma série de ações estratégicas.

IMAGEM
Trabalhar a identidade do PARQUE Metrópole e desenvolver ações de comunicação e marketing com eficiência, buscando a divulgação do novo polo de tecnologia.

COMUNIDADES
Proporcionar a melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem na área do PARQUE Metrópole, identificando possíveis serviços de conveniência.

TALENTOS
Aproximar a formação dos profissionais egressos da UFRN e as demandas de recursos humanos das empresas de TI que compõe o Parque Tecnológico, visando a atuação destes no mercado local e global.

INDÚSTRIA
Contribuir com o setor industrial na trilha da Transformação Digital, fomentando mudanças tecnológicas através da valorização da tomada de decisão e do poder da ação humana.

INTERNACIONAL
Promover uma perspectiva de sociedade de conhecimento global, posicionando o Parque, parceiros e suas empresas credenciadas como um hub de desenvolvimento através da cooperação internacional.
Organograma
