CONTHABIL
Singolar cria startups e desenvolve tecnologias disruptivas para diferentes áreas do mercado
Vinculada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital, a Singolar funciona como um repositório de ideias e de tecnologias inovadoras. Atuando em Natal, mas com negócios presentes em diversos estados do país, a empresa abrange atualmente quatro iniciativas, cada uma oferecendo soluções em diferentes nichos de mercado.
Uma delas é o sistema Conthabil – tecnologia cujo propósito é otimizar o trabalho dos escritórios de contabilidade por meio de Business Intelligence (BI) e robotização com machine learning, ferramentas que proporcionam processamento e acesso a informações de modo automatizado e visual.
“Hoje em dia se fala muito de Contador 4.0, aquele que auxilia empresas não apenas de modo operacional, mas também a nível estratégico. A questão é que, pela demanda de trabalho, muitas vezes falta tempo para isso e a plataforma vem ajudar nessa questão”, comenta Daniel Souza, chief information officer (CIO) da Singolar.
Com a Conthabil, é possível, por exemplo, saber os pontos de equilíbrio financeiro, onde se perde e ganha dinheiro, quais os custos operacionais da instituição, entre outras informações. Além disso, por meio de técnicas de robotização, a plataforma também realiza, de maneira autônoma, procedimentos burocráticos típicos da área de contabilidade.
Comércio
A Singolar também oferece outras três soluções de tecnologia, originadoras de startups na área de comércio. Uma delas é a Peggy, sistema online que permite ao usuário fazer compras de produtos de modo rápido e prático: basta apontar o smartphone para o código QR da mercadoria para efetivar a compra, sem burocracias ou filas de caixa.
Segundo Souza, a ideia é “diferente de um e-commerce. A proposta está mais ligada a promover ao usuário uma experiência digital no meio físico”.
Outra solução tecnológica desenvolvida pela empresa é a Vap Vup, aplicativo especializado em frete de produtos volumosos. A proposta permite que o usuário, por meio do celular, faça compras em uma loja física, presencialmente ou a distância, e acione o entregador via aplicativo imediatamente após a aquisição da compra.
“Esse tipo de serviço já é oferecido em Natal, muitos caminhões e carros de frete ficam posicionados nas lojas esperando os pedidos. Mas isso ainda é muito informal e o aplicativo surge para solucionar esse problema”, aponta Daniel Souza.
Mobilidade
Ainda sob a ótica disruptiva, a Singolar também oferece uma tecnologia que funciona como “Uber para vans escolares”. Semelhante ao aplicativo de mobilidade urbana, a Canguru é uma aplicação que permite aos pais solicitarem viagens esporádicas para seus filhos até a escola.
Assim como em qualquer solução de mobilidade, o aplicativo oferece o acompanhamento em tempo real da van, além de possibilitar a negociação de preços dentro da própria plataforma.