Ezydoo

Ezydoo garante inclusão financeira por meio de aplicativo

 

Como forma de promover inclusão digital e financeira a milhões de brasileiros, a Ezydoo, startup credenciada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital, desenvolve um aplicativo que oferece a possibilidade do usuário realizar transferências monetárias sem intermédio de bancos e sem tarifas.

 

A ideia servirá para a otimização da proposta do programa PIX – iniciativa do Banco Central do Brasil (BACEN) que viabilizará pagamentos instantâneos – ampliando suas funcionalidades para qualquer pessoa, mesmo aquelas que não possuem conta ativa em um banco convencional.

 

“Hoje no Brasil são milhões de pessoas desbancarizadas e elas ficam completamente à margem da sociedade. Vamos oferecer uma forma delas se sentirem incluídas e que gozem de direitos de cidadania”, garante Marcos Gurgel, gerente de processos da Ezydoo.

 

Para efetivar as transferências financeiras, o aplicativo, que recebe o mesmo nome da empresa, fará uso de dados como CPF, e-mail ou número de telefone e garantirá, por intermédio do programa PIX, a transação monetária em até 14 segundos, sem a necessidade de operações TED ou DOC.

 

“O dinheiro fica retido no próprio aplicativo, caso a pessoa não possua conta ativa em algum banco convencional. Os pagamentos serão feitos quase como acontece com o dinheiro em espécie, com a diferença que a pessoa não precisa se deslocar até o local e não corra o risco de ser assaltada, por exemplo”, comenta o gerente.

 

Tendência

 

Segundo Marcos Gurgel, o pagamento interbancário direto já é realidade no Reino Unido e na China e representam forte tendência no âmbito financeiro nacional.

 

Dentre os motivos para isso está a praticidade, já que o usuário passa a receber o dinheiro de maneira quase imediata, e a economia, não sendo necessário ao pequeno comerciante ou profissional autônomo pagar taxas de comissão por venda só pelo uso das máquinas de cartão.

 

A respeito da Ezydoo, a tecnologia se apresenta como uma alternativa para mais de duas mil cidades brasileiras que não contam com o atendimento de agências bancárias.

 

“Nosso aplicativo será vinculado com outras instituições parcerias, de modo que os usuários possam, caso precisem, sacar o dinheiro em Casas Lotéricas, Bancos 24h e em comércios credenciados. Ainda assim, se preferirem, o dinheiro também pode ser transferido via aplicativo sem nenhum custo”, informa o gerente.

 

Carteira estudantil

 

Como forma de promover ainda mais a praticidade, a Ezydoo oferecerá em sua plataforma a possibilidade de estudantes emitirem virtualmente sua Carteira Estudantil.

 

A ideia, segundo Marcos Gurgel, é oferecer a esse público toda a facilidade de não ter que sair de casa para criar o documento e também não pagar nada pelo serviço. As Carteiras serão totalmente digitais e, para emiti-las, só será preciso informar ao sistema dados como número de matrícula, entre outros.