Empresas

Pré-Incubadas (14)

Agrosoft

pré-incubada

Startup cria sistema que monitora e aumenta qualidade da produção agropecuária brasileira Criada em 2023, a partir de um trabalho conduzido no Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), a Agrosoft é uma startup que nasceu para inovar e modernizar a produção no mercado da agropecuária no Brasil. Apostando na automatização, com ferramentas inteligentes e sensores para captação de análise de dados, a empresa é uma resposta a um grande potencial nacional, visto que o Brasil é, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o 4º maior exportador agrícola do mundo – com 35% desses produtos provenientes somente do Rio Grande do Norte (RN). Nesse contexto, a empresa se insere na produção de avicultura, pecuária de corte, agricultura, fruticultura e piscicultura, com um sistema web e mobile que garante o controle de toda a produção agrícola, acrescido de um dashboard atualizado em tempo real para acompanhamento da produção. É possível, por exemplo, monitorar variáveis como umidade, temperatura, luminosidade e CO2 – ação indispensável para instituições como granjas garantirem a qualidade dos ovos vendidos no comércio. Os criadores da Agrosoft, Allysson Freitas e Vinícius Eudes, iniciaram seus trabalhos com foco na avicultura – um dos setores ligados ao agronegócio que mais emprega pessoas no Brasil. “Visitamos uma empresa do setor e percebemos que uma das principais causas que estava gerando problema na qualidade dos ovos era o baixo monitoramento das variáveis ambientais dentro dos galinheiros. A partir disso, a gente teve a ideia de criar uma startup que fizesse esse trabalho para as granjas”, conta Eudes. A empresa também trabalha com sensores capazes de monitorar estruturas para conservação de ração. Além disso, a Agrosoft conta com serviços que usam Inteligência Artificial (IA) para solucionar problemas, como a detecção de estresse de aves pelo seu piar. Mais sobre a startup está disponível aqui.

Aula Zero

pré-incubada

Startup lança plataforma educacional adaptativa baseada em inteligência artificial Detentora de uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) voltada para estudantes do Ensino Médio e ENEM, a Aula Zero é uma startup vinculada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) especializada em tecnologia educacional para ensino e aprendizagem. Com um sistema de mesmo nome da empresa, a Aula Zero é capaz de identificar dificuldades e traçar o perfil de aprendizagem de cada usuário. Para isso, a tecnologia faz uso de resolução de problemas para compreender o nível de conhecimento do estudante. Tudo isso em um ambiente gamificado e interativo. Para promover um acompanhamento preciso do rendimento dos estudantes, a plataforma também é acessada pelas escolas, cujos professores podem, por meio das informações coletadas no sistema, identificar o nível de entendimento de seus alunos acerca dos assuntos abordados em sala de aula. Assim, a proposta da empresa é promover uma verdadeira mudança na dinâmica de ensino-aprendizagem, por meio da qual a escola encontra formas diferentes para trabalhar as necessidades dos estudantes que não se adaptam ao ensino tradicional. Reconhecimentos Criada em 2020, a startup Aula Zero acumula uma série de reconhecimentos. No mesmo ano de sua criação, a empresa foi aprovada na etapa final do Red Bull Basement, ocupando um dos cinco primeiros lugares globais dentre mais de quatro mil projetos. Além desse, a empresa também recebeu aporte do Conecta Startup Brasil e foi aprovada na aceleração do Inovativa Brasil, IdeaZ, Startup Nordeste e Centelha RN. A ideia de se criar a Aula Zero surgiu a partir das vivências de seus fundadores enquanto alunos e também professores. Entre os anos de 2015 e 2016, na cidade de Wuhan, na China, os fundadores começaram o desenvolvimento de um aplicativo que os ajudasse a aprender mandarim. “Enquanto um dos amigos dava aula para crianças, outro era obrigado a passar numa prova de proficiência em Mandarim. O outro já estava fluente em Mandarim e outro descobriu que o seu caminho para aprendizagem não estava na sala de aula, mas na rua. Foi ali que juntos começamos a discutir educação”, comenta Auana Fernandes, CCO e co-fundadora da Aula Zero. Essa perspectiva de aprendizagem diversa fez com que os desenvolvedores refletissem sobre como um único meio de ensino não é o suficiente para englobar os diversos perfis de estudantes. Esse foi o pontapé inicial para o surgimento da Aula Zero. Mais informações estão disponíveis no site oficial da empresa.

Do Bem App

pré-incubada

Do Bem App cria sistema para fomentar doações a instituições sociais Empreendimento de cunho social, o Do Bem App é uma empresa que tem como objetivo principal tornar recorrentes doações a instituições de caridade. A startup conta com um sistema de gamificação e bonificação capaz de unir doadores frequentes e pessoas que nunca doaram, a fim de ampliar o número de benfeitorias para instituições e organizações não governamentais. Segundo a Pesquisa Doação Brasil, 83% dos brasileiros afirmam que doar para ações de solidariedade faz diferença, mas apenas 37% realmente efetuam doações. Nesse contexto, muitas ONGs apresentam dificuldade de garantir a arrecadação necessária para sua manutenção e é para reverter esse quadro que nasceu a Do Bem App. Hoje, a startup fornece várias opções de pagamento, garantindo segurança, praticidade e visibilidade das doações. Além de atender pessoas físicas, as empresas também são o público-alvo da plataforma, promovendo marcas em troca de cupons de produtos ou serviços. A ideia dessa estratégia de marketing social é tanto proporcionar visibilidade às instituições como estabelecer vínculo emocional e engajar doadores, que ganham cupons de desconto por fazerem o bem. A plataforma também promoverá uma interação entre os usuários por meio do Clube do Bem, espaço de estímulo à criação de comunidades solidárias e à troca de experiências. O sistema ainda permite que doadores frequentes e instituições de caridade compartilhem suas histórias e motivem outras pessoas a participarem de suas ações, estimulando o engajamento social.

Exercitium

pré-incubada

A empresa oferece um software via website, futuramente aplicativo, com principal funcionalidade de feedback em tempo real. Assim, as pessoas podem ter fisioterapeutas e personais trainer a qualquer tempo e lugar, mesmo que estes profissionais estejam offline, aumentando também o faturamento dos profissionais da saúde. Além de oferecer todas as principais ferramentas dessas plataformas de gestão do profissional ligado a exercícios físicos, a Exercitium têm suas principais diferenças: (1) o profissional pode cadastrar seus próprios vídeos, além de ter acesso a vídeos padrões do sistema. Tais empresas não permitem que os profissionais cadastrem seus próprios vídeos. Com os profissionais que conversei, isso poderia melhorar o atendimento dele, passando um exercício mais adaptado e boa imagem para o cliente por causa da personalização. (2) A principal diferença é o feedback em tempo real. Com uma câmera, ou mesmo carregando um vídeo na galeria, o aluno se filmaria e o sistema daria o feedback em tempo real. Isso é possível porque a inteligência artificial reconhece os pontos do corpo e com conhecimentos de educação física e de matemática, o algoritmo processa e lhe dá a avaliação precisa. Esse feedback é baseado no vídeo que o profissional cadastrou, sendo assim, a avaliação que o sistema dá é personalizada e flexível. Essa avaliação tão quanto o vídeo fica disponível para o profissional ver quando puder e escrever algum tipo de comentário.

Game Mind

pré-incubada

Com jogos digitais, startup inova educação de Matemática e Língua Portuguesa Fundada em 2020, a Game Mind é uma empresa de tecnologia educacional (edtech) de impacto vinculada ao Metrópole Parque que promete facilitar o aprendizado de crianças nas etapas iniciais da alfabetização e, com isso, evitar problemas na base educacional. A empresa disponibiliza soluções tecnológicas abrangentes, incluindo uma plataforma online com jogos educacionais digitais voltados para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Essa plataforma tem previsão de lançamento para novembro de 2023, sendo voltada a escolas, professores, alunos e pais/responsáveis. O jogo oferecido na plataforma é o “Exploradores de Avantasia”. Nele, o aluno-jogador acompanha quatro pequenos exploradores em suas aventuras pelo grande continente que dá nome ao jogo, com o objetivo de desenvolverem habilidades e valores, ao mesmo tempo em que se descobrem como indivíduos partes da sociedade e do mundo. Desde o início, o jogo aborda as habilidades da BNCC a partir dos ODS nos primeiros níveis de ensino escolar (fundamental 1) e estimula atitudes e valores através de um mundo 3D interativo, tornando a aprendizagem lúdica. A empresa também se dedica à gamificação na educação, prática que torna as atividades e aulas mais imersivas através do uso de elementos de jogos em contextos não lúdicos, como a utilização de personagens, narrativas, pontuações e incentivo à socialização entre os alunos. Para o futuro, a Game Mind visa desenvolver continuamente sua plataforma de jogos didáticos, expandindo para os demais estágios de aprendizagem. Além da plataforma educacional e dos projetos de gamificação, a startup também produz jogos sob encomenda, incluindo Jogos Culturais e Advergames Educacionais (desenvolvidos exclusivamente para fins publicitários). A empresa também colabora no processo de formação dos profissionais da educação. Para isso, oferece formação com cursos, oficinas, palestras e mentorias. Para mais informações acesse: https://gamemind.com.br/.