Empresas

todas (31)

e-Rentav

incubada

Empresa oferece assessoria tributária para investidores na bolsa de valores Criada para solucionar problemas de burocracia tributária, a E-Rentav, startup vinculada à incubadora do Parque Tecnológico Metrópole, é uma assessoria especializada em investidores da bolsa de valores. Originalmente idealizada como uma auxiliadora nas atividades de declaração de imposto de renda, a empresa hoje ajuda o mercado financeiro por meio de uma plataforma capaz de efetuar cálculos e preencher declarações para a Receita Federal do Brasil. Além disso, a E-Rentav também oferece serviços de cálculos tributários em investimentos no Brasil, no exterior e também no âmbito de criptoativos. Tudo isso em formato remoto. Em rápida expansão, a empresa hoje está situada no Metrópole Parque, em Natal(RN). Segundo o CEO da empresa, Guilherme Henrique, a startup tem o objetivo de ser uma plataforma One-Stop-Shop específica para área de tributação. O termo vem do conceito de oferecer vários serviços em um único local, só que, no caso da empresa, voltados para o investidor brasileiro. Assim, a ideia da E-Rentav é consolidar sua plataforma como um local onde se reúnem todos os investimentos do usuário, de modo a facilitar a sua visualização tributária em um único espaço virtual. A empresa atualmente é composta por três sócios fundadores: Guilherme Henrique, contador e especialista tributário em investimentos, Jessica Queiroz, engenheira de produção, experiência com empresa exportadora, e Aniquele Guilherme, contadora com mais de anos de expertise. Mais informações podem ser conferidas por meio do e-mail guilherme@e-rentav.com ou no site.

Futebol Interativo

Futebol Interativo leva tecnologia para educação profissional do esporte mais popular do Brasil Focada na capacitação profissional de quem se interessa por futebol e quer seguir carreira na área, a Futebol Interativo tem como diferencial a inovação. Sua plataforma online funciona como sala de aula, com transmissões ao vivo, serviço para tirar dúvidas e fórum exclusivo para cada turma. Combinado a isso, contam com material próprio e exclusivo, criado pelos professores de cada curso. As turmas têm seis semanas de aulas, além de período para produção de trabalhos e demais atividades, levando ao certificado de 30 horas. Em geral, o foco da empresa são as aulas online, por meio de plataforma própria, mas também são promovidos eventos no offline, presencialmente. Seguindo além da capacitação, a FI tem conseguido oportunidades para seus alunos. Na primeira turma de Análise de Desempenho, aquele que mais se destacou conseguiu um estágio no clube Benfica, de Portugal. Já na segunda turma, boas chances no Benfica, no América de Natal e no Esporte Clube Bahia. O seu diretor de tecnologia, Airton Neto estudante do Bacharelado em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital/UFRN, explica que o formato de trabalho da empresa surgiu a partir das reflexões que foram feitas sobre a concorrência na área. “Nós vimos que havia ainda uma formação muito restrita, que era em sua maioria presencial. As oportunidades de formação online eram poucas”, conta ele. Os primeiros cursos desenvolvidos pela Futebol Interativo tiveram foco em pessoas que estavam terminando sua graduação, que tinham perfil mais jovem e interesse de trabalhar com futebol. Mas com o tempo passaram a abranger outros públicos, formado por pessoas que já estão no mercado ou que ainda não iniciaram a graduação. “O público-alvo, de forma geral, é o aluno ou profissional que está se direcionando para o mercado do futebol, mas também pode ser o curioso e apaixonado pelo esporte, que quer conhecer um pouco mais sobre aquela paixão que ele tem de uma maneira diferente”, explica George Klinger, um dos sócios da empresa. Para conhecer mais sobre a empresa acesse www.futebolinterativo.com.br.

Game Mind

pré-incubada

Com jogos digitais, startup inova educação de Matemática e Língua Portuguesa Fundada em 2020, a Game Mind é uma empresa de tecnologia educacional (edtech) de impacto vinculada ao Metrópole Parque que promete facilitar o aprendizado de crianças nas etapas iniciais da alfabetização e, com isso, evitar problemas na base educacional. A empresa disponibiliza soluções tecnológicas abrangentes, incluindo uma plataforma online com jogos educacionais digitais voltados para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. Essa plataforma tem previsão de lançamento para novembro de 2023, sendo voltada a escolas, professores, alunos e pais/responsáveis. O jogo oferecido na plataforma é o “Exploradores de Avantasia”. Nele, o aluno-jogador acompanha quatro pequenos exploradores em suas aventuras pelo grande continente que dá nome ao jogo, com o objetivo de desenvolverem habilidades e valores, ao mesmo tempo em que se descobrem como indivíduos partes da sociedade e do mundo. Desde o início, o jogo aborda as habilidades da BNCC a partir dos ODS nos primeiros níveis de ensino escolar (fundamental 1) e estimula atitudes e valores através de um mundo 3D interativo, tornando a aprendizagem lúdica. A empresa também se dedica à gamificação na educação, prática que torna as atividades e aulas mais imersivas através do uso de elementos de jogos em contextos não lúdicos, como a utilização de personagens, narrativas, pontuações e incentivo à socialização entre os alunos. Para o futuro, a Game Mind visa desenvolver continuamente sua plataforma de jogos didáticos, expandindo para os demais estágios de aprendizagem. Além da plataforma educacional e dos projetos de gamificação, a startup também produz jogos sob encomenda, incluindo Jogos Culturais e Advergames Educacionais (desenvolvidos exclusivamente para fins publicitários). A empresa também colabora no processo de formação dos profissionais da educação. Para isso, oferece formação com cursos, oficinas, palestras e mentorias. Para mais informações acesse: https://gamemind.com.br/.

Legal Wizard

pré-incubada

Startup oferece automação tecnológica para serviços jurídicos Startup fundada em 2021, a Legal Wizard é uma empresa orientada por uma principal missão: tornar acessível serviços de automação tecnológica para serviços jurídicos. Vinculada à incubadora do Metrópole Parque, a empresa hoje desenvolve softwares de assistência robótica capazes de eliminar tarefas repetitivas, otimizando tempo e possibilitando aos usuários o foco em outras atividades de caráter analítico. Fundada por advogados e desenvolvedores de Tecnologia da Informação (TI), a empresa une ambas as áreas de conhecimento, no intuito de garantir que os benefícios da tecnologia sejam distribuídos de maneira justa para quem precise – de modo especial, para profissionais do Direito e pessoas envolvidas em processos judiciais. Isso é possível por meio de um aplicativo próprio da startup jurídica, bem como por navegador web ou uma simples mensagem de texto no WhatsApp ou Telegram – com os quais a empresa oferece aos usuários acesso a informações jurídicas em poucos segundos e execução automática de tarefas. Tudo isso é feito para pessoas sem conhecimento em informática e seguindo os protocolos de segurança de dados e com elevado nível criptografia, garantidos para diferentes clientes no Brasil. Além disso, a Legal Wizard é uma agente promovedora de debates sobre questões éticas e sociais relacionadas ao desenvolvimento e uso de robôs e Inteligência Artificial (IA) no âmbito do judiciário, de maneira a evitar riscos potenciais a toda a sociedade. Atualmente, a empresa é representada pelo entusiasta por tecnologia jurídica Nailton Gomes, especialista em Direito Digital e Compliance. Mais informações sobre a Legal Wizard estão disponíveis no site da empresa.