O Parque Tecnológico Metrópole Digital comemorou seu primeiro ano de instalação, no no último dia 6, com um evento que reuniu autoridades acadêmicas e do mundo empresarial, representantes de empresas de tecnologia, da Prefeitura de Natal e do Governo do Estado.

Na ocasião, o diretor do Parque, Anderson Paiva Cruz, apresentou os números relacionados a esse primeiro aniversário, como é o caso dos 25 empreendimentos credenciados no período. Além disso, foram expostas experiências de empresas de sucesso que estão situadas tanto no Metrópole Digital como no Porto Digital, um dos mais desenvolvidos e antigos parques tecnológicos do país, situado em Recife.

O evento fugiu ao protocolo em seu formato, oferecendo aos mais de 100 presentes um café da manhã seguido de um de talk show, para o qual foram convidados o diretor executivo do Porto Digital, Leonardo Guimarães, o diretor da empresa Neurotech (PE), Rodrigo Cunha, e os CEOs das empresas E-Sig Software (Gleydson Lima), Tec-Soft (Flávio Dantas) e Inovall (Anderson Araújo).

A reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, saudou o aniversário do Parque Tecnológico citando, além das empresas credenciadas, os mais de 500 empregos gerados tanto pelas empresas ligadas à Incubadora Inova Metrópole como ao Parque.

“Isso significa a transformação do conhecimento aqui produzido nessa área em um bem social, que vai beneficiar e trazer soluções tecnológicas e soluções de processos no âmbito das tecnologias sociais”, disse a reitora.

Já o diretor do Instituto Metrópole Digital, José Ivonildo do Rêgo, afirmou que o Parque é o coroamento de um processo que se iniciou com a criação do Instituto Metrópole Digital, em 2011, seguido pela instalação da incubadora Inova Metrópole, em 2013, chegando à implementação do próprio Parque Tecnológico, em 2017.

“Eu não tenho dúvida de que ao longo dos próximos anos nós vamos assistir o desenrolar de um processo muito importante para o desenvolvimento econômico e social do estado: no entorno do campus da UFRN, vamos presenciar a instalação de mais e mais empresas de alta tecnologia, gerando empregos altamente qualificados para os jovens que nós estamos formando nas nossas instituições, disse Ivonildo Rêgo.