Exposições, palestras e empreendedorismo destacaram a participação do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e do Parque Tecnológico no maior evento de inovação tecnológica do Brasil, a Campus Party 2019. Acontecendo no último final de semana, no Centro de Convenções de Natal (RN), o encontro de tecnologia contou com estandes de empresas vinculadas à incubadora Inova Metrópole, apresentações sobre ações do IMD, palestras e outras atividades.

A programação do Instituto teve início já na manhã do sábado (16), com exposições sobre o Parque Tecnológico. Na ocasião, visitantes puderam conhecer mais sobre seu funcionamento por meio de banners, folders, vídeos e outros materiais de divulgação. A apresentação aconteceu no estande da Prefeitura do Natal.

Além disso, o IMD também promoveu o pré-credenciamento de empreendedores em tecnologia. Segundo Rodrigo Romão, vice-diretor do Parque Tecnológico, a ação foi uma oportunidade para empresas de tecnologia de todo o Estado estreitarem laços com o Instituto, de modo que, posteriormente, possam criar parcerias com o polo tecnológico que está se formando.

Rodrigo Romão, vice-diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital

 
“Na Campus Party 2019, trabalhamos em duas frentes: a primeira foi uma apresentação mais institucional, falando sobre o IMD e suas ações, e a segunda consistiu em palestras sobre os mais variados temas, como neurociência, robótica, entre outros”, conta o vice-diretor.

O estande ainda contou com a apresentação da plataforma Jerimum Jobs, espaço online criado pelo Parque Tecnológico que divulga oportunidades de trabalho e estágios em várias áreas para o mercado de empresas de Tecnologia da Informação (TI).

Inova Metrópole

Além do estande do Parque Tecnológico, startups vinculadas à incubadora do IMD, a Inova Metrópole, também marcaram presença na Campus Party. Com duas impressoras 3D e amostras de todos os tamanhos e formas, a Void3D aproveitou o evento para divulgar seu trabalho, que, segundo o gerente de projetos mecânicos, Eugênio Paccelly, tem despertado cada vez mais interesse entre os natalenses.

“Muitas pessoas que moram em Natal ainda não têm a noção de que nós conseguimos fazer coisas tão avançadas e elaboradas. Então, apresentar isso para o público em geral tem um valor imenso, tanto para fomentar a impressão 3D em negócios como para fazer o público entender que aqui se faz tecnologia”, conta Paccelly.

Estande da Natal Makers, empresa incubada da Inova Metrópole

 
Outra startup que esteve presente na Campus Party 2019 foi a Natal Makers. Especializada na venda de materiais de hardware e na oferta de cursos de robótica, arduino, entre outras áreas, a empresa contou com uma exposição de seus produtos de robótica, se destacando, principalmente, entre o público escolar.

“Como trabalhamos com soluções como robótica educacional, prototipagem, entre outros assuntos, é notório o interesse por parte das crianças e de professores, que buscam soluções como a nossa para adicionar ao currículo pedagógico. E a Campus Party é uma ótima oportunidade para isso: tornar conhecida nossa empresa e nossos serviços e produtos”, avalia Marcos Oliveira, CEO da Natal Makers.

O evento também contou com estandes das empresas BlinDog e Obrasnet. Nas exposições, os empresários aproveitaram para apresentar suas soluções tecnológicas para o público.

Exposição da startup BlinDog, pré-incubada da Inova Metrópole

 
”Além de mostrarmos as funcionalidades da nossa plataforma tecnológica voltada para construção civil, também aproveitamos a Campus Party para alcançar novos clientes. Qualquer oportunidade é sempre bem-vinda”, conta Luiz Gustavo Bezerra, desenvolvedor de Tecnologia da Informação (TI) da Obras Net.

“Não poderíamos deixar de prestigiar esse grande evento de tecnologia. É uma excelente oportunidade para divulgarmos nosso trabalho, já que nosso produto chama atenção de muitas pessoas”, relata Natália Dantas, empreendedora da BlinDog, empresa que desenvolveu uma coleira especializada para orientar cachorros cegos.

Palestras

A primeira participação do IMD em apresentações da Campus Party 2019 se deu com o debate “Comece sua Startup Global em Natal”.

Para conduzir o bate-papo, foi convidada a professora Iris Pimenta, gerente executiva da Inova Metrópole, o investidor anjo Sérgio Menezes, o gerente de pesquisa e desenvolvimento da empresa Interjato, Hilton Kevin Carvalho, e Monnaliza Medeiros, líder da comunidade de empreendedores Jerimum Valley.

Gerente executiva da Inova, Iris Pimenta participa do debate “Comece sua Startup Global em Natal”

 
Na ocasião, os palestrantes debateram sobre como a forma de pensar, empreender e interagir com o mercado tecnológico pode ajudar um negócio a tornar-se sucesso em todo o mundo.

“O que é comum em empresas do Vale do Silício, por exemplo, é que muitos dos seus empresários pensam de forma diferente da nossa e estão abertos a ajudar. A diferença entre nós e eles não está no nível de tecnologia, mas no mindset. Gerar conexões, trocar experiências e colaborar com outros empreendedores hoje é a chave que abre as portas das startups em todo o mundo”, conta Iris Pimenta.

Arena

A participação do IMD no evento também se deu por meio de uma série de palestras ministradas em uma arena montada ao lado do estande ocupado pela Prefeitura do Natal e o próprio Instituto. Dentre os temas discutidos esteve o de “Jogos digitais no ambiente acadêmico”, com apresentação do professor Charles Madeira, além de vários outros relacionados a aspectos do campo da Bioinformática.

Nesse segundo caso, o professor Sandro José de Souza, do Centro Multiusuário de Bioinformática (Biome), falou sobre “Bio (informática, tecnologia): a grande revolução do século 21”, ocasião em que fez uma breve introdução sobre o campo, seus precursores, implicações no cotidiano e as transformações que está causando e que ainda vai provocar.

Professor do Biome, Sandro José de Sousa fez palestra sobre os impactos da Bioinformática no século 21

 
Em seguida, o também professor do Biome João Paulo Matos tratou do tema “Natal como um hub da Bioinformática no Brasil”, expondo como surgiu a pesquisa em Bioinformática no Brasil e, mais especificamente, como foi criado e funciona o próprio Biome. Já o pós-doutor em Bioinformática, José Eduardo Kroll compartilhou seu percurso profissional na área por meio da palestra “Bioinformática: a profissão do futuro”.

No mesmo espaço, ainda foram tratados de temas relativos a dois projetos do IMD, o Smart Metropolis e o Talento Metrópole, além de ser feita uma palestra CEO de uma das empresas incubadas da Inova Metrópole, Eugêni Pacelly. O CEO da Void 3D discorreu sobre o assunto “Impressão 3D facilitando a sua vida”.