A pet tech Blindog, startup que produz dispositivos que devolvem a mobilidade e autonomia de cães cegos, está entre as três finalistas na categoria ‘Startup Revelação’, no Startup Awards, considerado o Oscar das startups e maior prêmio do setor no Brasil.

Integrante do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) e com atuação no Brasil e América Latina, a empresa é a única do mundo a resolver o problema da cegueira canina através de tecnologia que conta com patente internacional. O dispositivo é leve, confortável e recarregável, e funciona através de estímulos vibratórios, que os cães rapidamente aprendem a associá-las a possíveis obstáculos, permitindo-lhes desviar com segurança.

Este prêmio não apenas valida nosso trabalho, mas também destaca a inovação e potencial de crescimento que nós temos. Só de estar entre as três startups revelação do ano já me sinto absurdamente feliz e lisonjeada. Ganhar esse prêmio seria um sonho realizado e um carimbo de que estamos indo pelo caminho certo. Ser finalista nos dá visibilidade e oportunidades com investidores e parceiros potenciais, que podem nos gerar um crescimento ainda mais rápido”, afirma Luana Wandecy, CEO da startup e que foi eleita pelo MIT Technology Review no ‘Innovators Under 35’ entre uma das 18 mentes mais inovadoras do Brasil em 2023.

A ideia do negócio nasceu da dor pessoal das sócias Luana Wandecy e Natália Dantas: as duas tinham cães cegos e não encontravam solução que devolvesse autonomia para seus pets, e foi aí que surgiu a ideia do produto.

À medida que minha cachorrinha, Princesa, envelhecia, ela estava perdendo sua visão e, com isso, começou a se machucar frequentemente, colidindo com paredes e móveis. Eu e minha família procuramos e não encontramos nada que a permitisse andar sem se machucar. E foi durante o Startup Weekend Natal, ao compartilhar esse problema com Natália, que também tinha um cãozinho poodle cego chamado Sherlock, que surgiu a ideia de criar uma solução para a cegueira canina, a Blindog. De lá para cá vendemos mais de 3000 dispositivos no Brasil, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá e Holanda”, conta Luana Wandecy, cofundadora.

Startup Awards

Organizado pela ABStartups e Blanko, o Startup Awards premia anualmente, desde 2013, empresas, instituições e pessoas que fazem a diferença no ecossistema de tecnologia e inovação. As outras dez categorias da premiação são: Mentor ou Mentora, Venture Capital, Corporate, Herói ou Heroína, Iniciativa de Educação, Hub de Tecnologia, Profissional de Imprensa, Startup, Comunidade Revelação e Comunidade, além de Startup Revelação. Neste ano, o anúncio das vencedoras ocorrerá no dia 23 de novembro.

A votação começou em setembro, com a abertura das indicações para a premiação. As dez startups indicadas para a votação do público foram anunciadas no dia 16 de outubro. O anúncio das três finalistas e o início da votação da Academia começaram no dia 31 de outubro e seguem até 15 de novembro. E a premiação para os mais bem avaliados em cada uma das categorias, acontecerá em 23 de novembro, último dia do CASE – conferência sobre empreendedorismo e startups que ocorre em São Paulo.