O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) realizou ontem, 15, o lançamento do Decola RN powered by InovAtiva, programa que visa oferecer, para empreendedores com negócios em fase inicial, mentorias personalizadas, capacitações e oportunidades de conexões com diversos atores dos ecossistemas locais inovação, além de parceiros nacionais.
O evento aconteceu na sede do Metrópole Parque e contou com a participação de empreendedores, servidores, estudantes e representantes de ecossistemas de inovação de diferentes locais do estado. Também estiveram presentes o pesquisador Renan Hubert, represente da InovAtiva Brasil – entidade correalizadora do programa – e os CEOs das empresas Hubbi, WayABA e E-Rentav, negócios que já participaram do programa de aceleração da InovAtiva.
A ocasião marcou o início do prazo de inscrição para os empreendedores interessados em participar do Decola RN, que vai selecionar 25 projetos, com foco em quem ainda não tem CNPJ e que conta com projeto em fase de ideação ou validação. As inscrições devem ser feitas através deste link, até o dia 16 de junho.
O programa tem a intenção de dar atenção especial para empreendimentos do interior do Rio Grande do Norte, que atualmente conta com sete Ecossistemas Locais de Inovação (ELIs), nos municípios de Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Pau dos Ferros, Macaíba e Nova Cruz.
InovAtiva Brasil
O Decola RN é desenvolvido a partir da InovAtiva Brasil, também contando com a realização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além do apoio metodológico da Wadhwani Foundation.
Segundo Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque, espera-se receber um bom número de inscrições, visto que, em ações como o último Startup NE, programa de fomento à inovação, o número de projetos potiguares inscritos chegou a 340. Atualmente, o estado potiguar conta com cerca de 742 startups, segundo levantamento feito pelo Sebrae.
De acordo com Edinete Nascimento, analista do Sebrae presente ao evento, a iniciativa tem potencial para beneficiar todo o estado. “Esse programa, além de difundir informações, conexões e conhecimento, serve como uma plataforma de acesso para jovens empreendedores que querem concretizar suas ideias. Tudo isso através de uma metodologia que impulsiona negócios e novas oportunidades para nosso estado", comenta ele.
Apoiadores
O evento de lançamento também marcou o início das inscrições para apoiadores do programa. A ideia é recrutar dezenas de profissionais que possam contribuir com o andamento do Decola RN nos próximos meses, exercendo as funções de avaliadores e mentores.
Os avaliadores serão responsáveis por selecionar os projetos a serem beneficiados pelo Decola RN. Os interessados podem ser inscrever através deste link. Já os mentores são os colaboradores que acompanharão os participantes durante toda a formação do Decola RN, atuando como tutores na condução das atividades. Neste caso, os interessados podem realizar inscrição aqui.
Além dessas, outras funções previstas são os apoiadores para realização de eventos, divulgação, incentivo à submissão de propostas, disponibilização de conteúdos sobre empreendedorismo, entre outras. Neste caso, quem quiser participar pode se candidatar por meio deste link.