O Parque Tecnológico Metrópole Digital promoveu, na tarde da última terça-feira (07), uma palestra com auditores-fiscais da Secretaria Municipal de Tributação (Semut/Natal) com o tema “Benefícios Fiscais Municipais: onde iremos tirar possíveis respostas e dúvidas”. Em pauta os benefícios fiscais voltados para empresas e startups credenciadas ao Parque ou com interesse em se credenciar.
O objetivo maior foi orientar e sanar as dúvidas dos empresários no que diz respeito a solicitação e obtenção dos descontos. Quem falou sobre o tema foi o auditor-fiscal, Wander Franco, que expôs um panorama acerca do credenciamento das empresas e instituições científicas tecnológicas, bem como os requisitos necessários para concessão e manutenção de qualquer benefício fiscal.
O auditor destacou que algumas das principais dificuldades das empresas em obter esses benefícios são a regularidade fiscal e cadastral. “As dificuldades encontradas pelas empresas que estão credenciadas ao Parque Tecnológico e que querem ter os benefícios fiscais no município de Natal são basicamente relacionadas a questão cadastral. Muitas delas ainda não possuem o cadastro imobiliário e mobiliário em dia, dessa forma, muitas entram pedindo processo (benefício) mas têm seu pedido negado por conta disso”, destaca.
Ainda de acordo com Franco, a irregularidade fiscal também é um agravante. “Fora isso, outra dificuldade é a regularidade fiscal. Hoje para empresa ter o benefício em qualquer desses impostos é necessário estar em dia com o município”, acrescenta.
Ao final da palestra, o presidente da comissão, Edmilson Juvino, e os também auditores-fiscais, João Batista e Pedro Tavares, tiraram dúvidas dos empreendedores. O momento foi esclarecedor e a perspectiva é de que os processos ganhem mais agilidade a partir de agora, que os empresários estão cientes de todos os trâmites necessários para obter os benefícios.