O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), vai realizar no dia 29 de maio o evento IMDTech, uma mostra de tecnologia com foco em licenciamento de soluções em Tecnologia da Informação (TI). A ideia é que sistemas desenvolvidos em projetos do Instituto tenham suas funcionalidades e tecnologias apresentadas para empreendedores, que poderão licenciá-los e customizá-los.   

Em evidência, estão sistemas voltados para a área jurídica, que foram desenvolvidos em parcerias com a Justiça Federal e com o Tribunal de Justiça do estado. Além disso, existem soluções no segmento de saúde (oriundas do projeto SigSaúde), e no segmento de Cidades Inteligentes, com foco em segurança pública e integração de dados. Para participar basta realizar a inscrição no LINK.

Área jurídica

No que diz respeito à área jurídica, destaque para o “Botão do Pânico”, uma aplicação que aciona de forma emergencial o serviço de segurança dos magistrados, prontificando as equipes de proteção de forma imediata para atender a ocorrência no local solicitado. Outra aplicação no setor é o “Centro de Inteligência”, um sistema que informa os temas que foram debatidos pelos magistrados junto a um painel de votação, contribuindo para prevenir as demandas repetitivas na Justiça.

Ainda no âmbito judicial, serão apresentados no IMDTech o “Poti”, um sistema que automatiza o serviço de penhora online, e o “Clara”, um sistema eletrônico colaborativo que auxilia na realização de atividades judiciais, monitorando novas ações, anexos e movimentações no processo eletrônico judicial. Além disso, ainda identifica automaticamente as ações que podem ser sentenciadas e possui uma aplicação para recomendar minutas, usando modelos previamente cadastrados.

Saúde

A plataforma SigSaúde, uma das que serão apresentadas durante o evento, foi desenvolvida para integrar as clínicas-escola da UFRN e está modernizando o atendimento nos serviços do setor e levando mais agilidade e precisão para os funcionários e pacientes. O Sigsaúde tem a finalidade de otimizar o fluxo de trabalho, desde o agendamento até o atendimento especializado de cada paciente.

Já o sistema de segurança Campus Seguro, desenvolvido para ser utilizado na UFRN, é o destaque da área de segurança. A plataforma permite que ocorrências sejam notificadas pelos usuários, por meio de um aplicativo de celular, e proporcionem o direcionamento rápido e eficaz de profissionais para a área da notificação.

Cidades Inteligentes

Construído sob o FIWARE, uma plataforma europeia genérica e extensível, capaz de lidar com os requisitos essenciais em Cidades Inteligentes, o Smart Geo Layers é mais um dos sistemas que será exposto no IMDTech. Seu objetivo é unificar urbanos oriundos de várias fontes (geográficas, populacionais, educacionais, de segurança, saúde, etc.) para auxiliar os gestores na elaboração de políticas públicas e nos processos de tomada de decisões.

Licenciamento

Todas essas soluções tecnológicas estarão à disposição dos empreendedores potiguares por meio de licenciamento. Caso um sistema não seja totalmente compatível com o objetivo do empresário, é possível realizar customizações até que a solução se torne plenamente eficaz.