O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), recebeu, na manhã de hoje (17), uma comitiva alemã formada pelo cônsul honorário da Alemanha no RN, Azel Geppert, e membros da empresa RLP AgroScience, que tiveram como principal objetivo estreitar laços com o país no desenvolvimento do projeto Smart City.
A iniciativa – desenvolvida pelo IMD em parceria com a Federação das Indústrias do RN (FIERN/RN), Federação do Comércio (Fecomércio RN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Prefeitura do Natal – propõe desenvolver ações institucionais com a Alemanha, especialmente na criação de intercâmbios e estabelecimento de parcerias com empresas do país.
Para conduzir o momento, esteve presente o vice-diretor do IMD, professor Adrião Duarte, além do diretor do Parque Metrópole Digital, Anderson Cruz, dentre outros docentes do Instituto. Representando o estado da Renânia-Palatinado, da Alemanha, participou o coordenador do departamento de cooperação internacional e marketing do Ministério de Economia do país, Jürgen Weiler.
Apresentação
Durante o encontro, foi apresentado o Instituto Metrópole Digital, momento em que foram abordados seus desafios, missão e história.
Além disso, durante a palestra conduzida pelo professor Anderson Cruz, foi apresentada toda a infraestrutura do IMD, além de seus projetos e atividades de educação, como pós-graduações, cursos técnicos e graduação em Tecnologia da Informação (TI).
Em seguida, também foi discutida a plataforma Fireware, aplicação de georreferenciamento desenvolvida na Alemanha que facilita o desenvolvimento e a operacionalização de softwares específicos na área de cidades inteligentes.
Os representantes alemães ainda assistiram a uma exposição sobre o Parque Tecnológico e sua incubadora, a Inova Metrópole, abordando temas como processos de incubação e pré-incubação, incentivos fiscais, entre outros.
Visita
Para concluir a visita, os participantes foram apresentados ao data center do Instituto. Na ocasião, o diretor de TI do IMD, professor Itamir Barroca, explicou sobre suas funcionalidades e importância para o desenvolvimento de tecnologias e pesquisas acadêmicas.
Além disso, os visitantes conheceram uma das empresas incubadas da Inova Metrópole, a Void3D, momento em que os alemães puderam prestigiar o trabalho desenvolvido pela startup e trocar ideias com seus empreendedores.