Iniciativa da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil-Portugal e do Parque Tecnológico Metrópole Digital, a série de webinars sobre estratégias para alcance do mercado do exterior – que agora recebe o nome de Internacionaliza RN – promoverá, no dia 18 deste mês, uma apresentação online com o tema “Internacionalização: como descobrir se sua empresa está pronta para expandir mercado”.
Apresentada por Patrício do Prado, estrategista de exportação, a palestra virtual contará com uma série de discussões sobre aspectos pragmáticos da internacionalização de empresas, métodos para exportação de startups, entre outros assuntos. As inscrições podem ser feitas por meio do link.
“Qualquer um tem chance no exterior, contanto que entenda o mercado. Alguém paga aqui no Brasil por um produto ou serviço e isso acontece porque ele tem uma necessidade específica de consumo. Essa mesma necessidade pode, muitas vezes, também existir lá fora, a questão é saber direitinho qual a demanda que você vai satisfazer”, comenta Patrício do Prado.
Iniciativa que também recebe o apoio de instituições como Sebrae, Fiern, Governo do RN, Prefeitura do Natal e Rede Potiguar de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Repin), o Internacionaliza RN prevê, além do evento do dia 18, mais três seminários virtuais, que acontecerão ao longo dos próximos meses.
O objetivo da ação é traçar, sob a ótica de especialistas do mercado, um cenário completo para quem quer alcançar novos mercados ao redor do mundo, especialmente nos cenários português e europeu. Ao final de cada encontro, também será reservado um canal individual ou em grupo para tirar dúvidas dos empreendedores participantes.
Pensamento global
O diretor do Parque Metrópole, Rodrigo Romão, ressalta a importância da iniciativa para que os empreendedores locais passem a ter um pensamento global quanto aos seus negócios. “Por que não, logo no início de um empreendimento, pensá-lo de forma internacional?”, propõe ele.
Ainda segundo o diretor, sob o ponto de vista econômico, o momento é propício para o planejamento de ações de internacionalização, seja para superar o momento de dificuldade trazido pela pandemia de Covid-19, seja pela desvalorização do Real.
A diretora de internacionalização e relacionamento com o mercado da Câmara Brasil-Portugal, Daniela Freire, destaca que o fato de vários órgãos ligados à Rede já terem projetos voltados para o mercado exterior facilitou a criação da parceria.
“Isso demonstrou que as instituições do estado não só estão atentas a soluções para mitigar o impacto da crise, como também estão atuando em bloco para estimular e preparar o empresariado local visando expandir mercado e fazer negócios com outros países, diversificando o risco da operação e tornando as empresas mais competitivas”, destaca ela.
Patrício do Prado
Fundador da Promoex, consultoria especializada em mercado internacional, Patrício do Prado atua no mercado de internacionalização de empresas há mais de 20 anos.
Nesse tempo, o palestrante já implementou uma série de projetos de marketing e exportação para companhias tanto do Brasil como de outros países da América Latina. Para o estrategista, a missão é acessar, vender e auxiliar nas conquistas de novos mercados por meio de parcerias de negócios e alinhamento de estratégias com os clientes.
Mais informações sobre Patrício do Prado estão disponíveis no link.