O Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) realizou na semana passada uma visita técnica ao Grupo Interjato – que atua em áreas como serviços de conectividade, videomonitoramento inteligente, cloud computing e telefonia – com o objetivo de conhecer mais sobre o seu novo projeto estratégico, intitulado “Marketplace de Dados Para a Agricultura 4.0 – MDA 4.0”, que recentemente foi renomeado como “Projeto Zaori”. 


Realizado em parceria com o Centro de Competências em Soluções Livres (CCSL) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o projeto foi aprovado, no final de 2021, em um edital de subvenção econômica da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O diretor e a diretora adjunta do Metrópole Parque, Rodrigo Romão e Iris Pimenta, foram recepcionados, na sede da Interjato, pelo CEO do grupo, Erich Rodrigues, e também pelo docente do IFRN Moisés Souto, além do analista do SEBRAE/RN Carlos von Sohsten. Com cerca de 20 anos de atuação no Rio Grande do Norte, a Interjato é filiada ao Metrópole Parque desde 2019.

O Projeto Zaori consiste em desenvolver uma plataforma web direcionada para a troca de dados agroambientais. Utilizando tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem, combinadas a serviço de software definido por rádio (SDR), a plataforma permitirá a criação e comercialização dessas informações e irá gerar conhecimentos que podem ser usados na otimização de sistemas transversais à agricultura e pecuária de precisão 4.0.

O Zaori será, na prática, uma ferramenta para o desenvolvimento de soluções para a agricultura utilizando uma base de dados – com coleta, armazenamento, análise e transmissão – a partir da otimização da produção de cultivos de alimentos, tornando o processo produtivo mais eficiente e tecnológico. 

De acordo com o CEO da Interjato, desenvolver inovação tem sido uma missão da empresa e uma estratégia de crescimento, como é possível ver na prática com o novo projeto. Ele destaca que a importância do grupo empresarial fazer parte do ecossistema do Metrópole Parque é uma fonte de inspiração e interação no empreendedorismo potiguar.

Já o diretor do Metrópole Parque, Rodrigo Romão, destacou a importância das empresas estarem atentas a oportunidades de financiamento existentes no Brasil, para o desenvolvimento de projetos de inovação. “São iniciativas como a do Grupo Interjato que confirmam todo o potencial de criação, desenvolvimento e execução de projetos vinculados e empresas credenciadas no Metrópole Parque”, comemorou ele.