Para discutir sobre a captação e a retenção de talentos na área de Tecnologia da Informação nas startups brasileiras, o Sebrae Nacional convidou o diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), Rodrigo Romão, para representar o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) em uma oficina a ser realizada em sua sede em São Paulo.
Intitulada “Escassez de Capital Intelectual para o Futuro das Startups Brasileiras: possíveis contribuições do ecossistema de inovação Sebrae para a formação e alocação de profissionais de tecnologia”, a oficina acontecerá no dia 2 de agosto, das 9h às 18h. O evento pretende reunir startups, unidades do Sebrae, projetos sociais, associações, colaboradores e representantes de instituições públicas e privadas – que estimulem a tecnologia e inovação.
Em meio à dificuldade de retenção da mão de obra de profissionais em TI, e preocupação com o futuro da área, o Sebrae pretende expandir os espaços para dialogar sobre as possibilidades de atuação com parceiros que estão presentes no segmento, além de soluções educacionais para a transformação do contexto brasileiro atual.
Para Rodrigo Romão, a expectativa em relação ao evento é entender na prática a realidade de outros grandes players brasileiros no que diz respeito à formação de talentos da área de tecnologia. “A oficina também servirá como prospecção de oportunidades para o mercado de ensino do IMD, uma vez que já dispomos de uma infraestrutura tecnológica capaz de dar escala de atendimento a todo o país”, destaca ele.
Após a oficina, o Sebrae Nacional irá desenvolver um projeto com o intuito de estimular a formação de capital intelectual na área de TI, de modo a favorecer o desenvolvimento e surgimento de startups no país. Segundo Rodrigo Romão, a participação do Metrópole Parque no evento é mais um indicador do seu reconhecimento como ambiente de impacto no ecossistema nacional de TI.