Em parceria com o Hemonorte, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) iniciou uma campanha social para arrecadação de doações de sangue. A proposta é que, até o dia 31 deste mês, quando o polo de Tecnologia da Informação (TI) comemorará seus seis anos de existência, sejam registrados 100 doadores.

A campanha é motivada pelo desejo de manter o abastecimento dos bancos de sangue do Rio Grande do Norte, preocupação partilhada tanto por instituições de saúde como por centenas de pessoas que necessitam das coletas no estado potiguar.

Além da tecnologia, é importante que nosso ecossistema tenha um pensamento voltado para a comunidade local e que promova esse tipo de sensibilização. Hoje, temos um bom número de negócios no nosso Parque e acredito que essa capilarização seja um fator positivo para conseguirmos uma boa adesão à campanha”, comenta Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque.

A campanha dos 100 doadores é dirigida tanto para o ecossistema de TI – empresários, colaboradores, startups e servidores – como para pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).

Para participar, é necessário verificar antes a aptidão para doação de sangue por meio do formulário. Após isso, o doador deve entrar em contato com o Metrópole Parque por meio do e-mail metropoleparque@imd.ufrn.br para confirmar sua participação na campanha.

Desabastecimento

Constantemente, o Hemonorte convida pessoas para doarem sangue como forma de combater o desabastecimento de seus bancos. Todo o sangue doado é utilizado por hospitais e unidades de saúde no tratamento de diferentes casos – como cirurgias, traumatismos, sangramentos gastrintestinais e partos com necessidade de repor grandes perdas sanguíneas.

Hoje temos 100 empresas credenciadas ao nosso ecossistema. Se pensarmos na perspectiva de 10% de conversão, acredito que conseguiríamos, somente nesse grupo, de 200 a 250 colaboradores na campanha”, destaca Rodrigo Romão.

Apesar de mais de 100 pessoas se dirigirem ao Hemonorte diariamente para doar sangue, apenas uma porcentagem delas é apta para a ação. Isso porque, para efetuar a doação, é necessário que o candidato se enquadre em determinados critérios, como ter entre 16 e 69 anos, não estar grávida nem amamentando (prazo de 12 meses após o parto), estar vacinado contra gripe e Covid-19, entre outros.

Atualmente, o Hemonorte recebe doações de sangue tanto por meio de agendamento (disponível aqui) como por livre atendimento, no Hemocentro (bairro Tirol) e no Partage Norte Shopping (bairro Potengi).