Maior empresa credenciada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), a ESIG Software e Consultoria comemora, em 2024, os 20 anos de existência de seus Sistemas Integrados de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de Gestão Administrativa (SIPAC) e de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).

Nascido na UFRN, o que antes era apenas um projeto – um dos primeiros a participar da incubadora de empresas do Metrópole Parque – hoje é referência nacional, com soluções adotadas por centenas de instituições de ensino do Brasil e com milhões de usuários cadastrados.

Celebrando as conquistas, Gleydson Lima, CEO da ESIG, reforça que a melhoria contínua é o espírito que move a empresa e seus colaboradores. "Ter o espírito de eterno aprendiz e buscar sempre se aprimorar é o que nos diferencia", comenta.

Trajetória

O início da trajetória da empresa remonta a 2004, quando um grupo de jovens desenvolvedores, liderados por Gleydson Lima, deu os primeiros passos para criar um software capaz de transformar a gestão universitária.

"Naquela época, parecia um absurdo quando falávamos que iríamos construir algo que impactaria o Brasil de maneira tão significativa", relembra Lima. O primeiro sistema a ser implementado foi o SIPAC, focado na gestão administrativa da UFRN, rapidamente seguido pelo SIGAA e pelo SIGRH.

A origem do projeto, no entanto, começou com uma necessidade interna da UFRN, como explica José Ivonildo do Rego, então Reitor da universidade e atual diretor do Instituto Metrópole Digital (IMD).

"Em 2003, ao retornar para a Reitoria, percebi que os dados fornecidos pelos setores eram divergentes e nosso sistema acadêmico não funcionava bem", recorda. Foi a partir dessa insatisfação que a UFRN decidiu investir na criação de um sistema integrado, capaz de centralizar todas as atividades da universidade. Esse foi o embrião dos Sistemas SIG.

Segundo o professor do IMD Aluízio Ferreira, que à época liderava a Superintendência de Informática da UFRN, o primeiro grande impacto do SIPAC na gestão administrativa da universidade motivou a expansão do projeto.

"Decidimos que a arquitetura do SIPAC deveria também fazer parte do SIGAA, nosso sistema acadêmico, que tomou vida entre 2006 e 2007", afirma. Aluizio também relembra que, inicialmente, não se imaginava o alcance que o sistema teria, mas a demanda de instituições de ensino e até de órgãos governamentais pelo SIG mostrou o êxito da iniciativa.

Sucesso

A partir do sucesso obtido dentro da UFRN, surgiu a oportunidade de transferir essa tecnologia para outras instituições, o que levou à criação da ESIG Software e Consultoria.

"Em 2010, senti que um ciclo havia se completado na UFRN e era hora de começar novos desafios", relata Gleydson Lima, sobre o início da empresa.

Ao longo dos anos, a empresa consolidou-se como uma das maiores referências no setor de tecnologia do Rio Grande do Norte, expandindo sua atuação para áreas como educação básica e governo digital.